Aplique Bem Capacita Equipe para Aplicações com Drones e Inspeções de Pulverizadores Agrícolas
Foto:
O programa Aplique Bem está focado no aprimoramento técnico de sua equipe de agrônomos para oferecer, de forma gratuita, capacitação sobre a aplicação de defensivos agrícolas por drones. Completando 18 anos em 2025, a iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), e a multinacional UPL. O principal objetivo é qualificar produtores e aplicadores, além de realizar avaliações sobre a qualidade dos pulverizadores agrícolas em uso, garantindo a aplicação segura e eficiente de agroquímicos.
Em 2024, o programa promoveu 340 atividades de treinamento, beneficiando mais de 5 mil pessoas em propriedades rurais brasileiras. O coordenador da iniciativa, Hamilton Ramos, destaca que, na última semana, ele liderou ações de aprimoramento técnico para os instrutores do Aplique Bem, realizadas na sede do CEA-IAC, em Jundiaí, São Paulo.
“Além de focarmos no uso de drones e adjuvantes na pulverização, reforçamos a capacitação da equipe para realizar inspeções mais precisas em pulverizadores agrícolas, um dos principais focos do programa”, explica Ramos. “Nosso compromisso é oferecer um atendimento de qualidade ao agricultor, proteger os cultivos, o meio ambiente e o trabalhador rural, tudo sem custo para o agricultor, com o apoio de uma equipe especializada e laboratórios móveis que percorrem o Brasil.”
O programa também tem contribuído para o aprimoramento de normas técnicas relacionadas à segurança e qualidade das aplicações agrícolas. Durante a reunião de Jundiaí, os agrônomos do Aplique Bem compartilharam suas experiências práticas para colaborar no desenvolvimento da norma ISO/FDIS 19932-3, voltada à avaliação de pulverizadores costais. Estes equipamentos são amplamente utilizados, presentes em mais de 50% das propriedades que utilizam agroquímicos no Brasil.
As contribuições da equipe Aplique Bem já foram encaminhadas à comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que analisará o conteúdo técnico antes de submetê-lo ao comitê global da ISO.
Ao longo de seus 18 anos de existência, o programa Aplique Bem já beneficiou quase 90 mil agricultores no Brasil e em outros 8 países. A equipe de agrônomos responsáveis pelos treinamentos percorreu mais de 1 milhão de quilômetros pelas rodovias brasileiras, atingindo mais de 1 mil municípios e realizando cerca de 5 mil treinamentos especializados em agroquímicos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio