• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Qualidade da laranja segue abaixo do esperado na safra 2024/25, apesar das chuvas

Foto:

As chuvas registradas no início de 2025 têm favorecido o desenvolvimento da safra 2025/26 de laranja no estado de São Paulo. No entanto, para a temporada atual (2024/25), a melhora nas condições climáticas não tem sido suficiente para reverter a baixa qualidade da fruta que ainda está sendo colhida, segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea.

O problema é mais evidente nas variedades pera rio e nas laranjas tardias, que foram afetadas pela seca ao longo de 2024. Mesmo com o volume expressivo de precipitações nas últimas semanas, a recuperação das frutas não ocorreu como esperado.

De acordo com especialistas do setor, a laranja da safra 2024/25 apresenta um ratio abaixo do ideal, o que resulta em um suco de menor qualidade e dificulta sua comercialização. Com isso, as processadoras têm reduzido os preços pagos aos citricultores. No início de fevereiro, a média da laranja entregue à indústria foi de R$ 86,00 por caixa de 40 kg, um recuo de 2,5% em relação a janeiro de 2025.

Além disso, devido à qualidade inferior da fruta para o mercado de mesa, o Brasil tem ampliado as importações de laranjas do Egito, atualmente o maior exportador global da fruta in natura, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Qualidade da laranja segue abaixo do esperado na safra 2024/25, apesar das chuvas

Goiás alcança 99% de cobertura na vacinação