Programa de Expansão da Radioterapia viabiliza novos equipamentos oncológicos no interior de São Paulo
Foto:
A população da cidade de Marília e outros 62 municípios do entorno, no interior de São Paulo, será beneficiada pela nova ala de radioterapia da Santa Casa de Misericórdia local, inaugurada nesta sexta-feira (14). O projeto foi viabilizado graças ao Programa de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER-SUS), do Ministério da Saúde, com investimento de R$ 12,5 milhões. De acordo com a projeção trienal do Instituto Nacional do Câncer para 2023 a 2025, a região de Marília deve ter cerca de 3 mil casos de oncologia por ano no período.
Segundo o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), José Barreto, a cidade de Marília agora passa a contar com todos os equipamentos necessários para o tratamento oncológico na região. “Estamos atendendo pessoas que antes precisavam se deslocar até 150 quilômetros para realizar a radioterapia. Esta entrega é um importante avanço promovido pelo PER-SUS, que vai de encontro a nosso lema: Tempo é vida”, comemora José Barreto.
Referência no tratamento contra o câncer
O tratamento de radioterapia instalado na unidade usa feixes de radiação ionizante para destruir as células tumorais. Com o novo equipamento, o hospital irá disponibilizar técnicas avançadas e moduladas, incluindo um sistema de imagens em tempo real durante as sessões, o que dá mais segurança ao paciente.
De acordo com o coordenador técnico e responsável pela unidade, Yuri Bonicelli Crempe, a inauguração “não somente amplia a capacidade de atendimento na região, mas também reafirma a instituição como referência no tratamento contra o câncer dentro do estado”.
A Santa Casa de Marília é atualmente um hospital filantrópico regional de grande porte, de nível terciário e referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em especialidades e procedimentos de alta complexidade. Atende ortopedia e traumatologia, cirurgia cardíaca e hemodinâmica, neurocirurgia, oncologia e terapia renal substitutiva, inclusive com a realização de transplantes renais.
Pedro Sibahi
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde