• 19 de abril de 2025
#Saúde

Oficinas do Ministério da Saúde orientam prefeitos sobre gestão eficiente de recursos do PAC

Foto:

O Ministério da Saúde realizou uma série de oficinas com prefeitos e prefeitas de todo o país para fortalecer a execução do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Saúde. O objetivo foi capacitar os gestores municipais para a implementação eficiente dos investimentos previstos no programa, que visa ampliar e modernizar a infraestrutura da saúde pública.

“Como Acelerar Projetos em Saúde” foi um dos temas em destaque, trazendo informações essenciais para a implementação de projetos que beneficiarão a população em todas as regiões do país. A oficina marcou o último dia do Encontro com os Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF), e representou mais uma oportunidade para o gestor expandir seus conhecimentos e se preparar adequadamente para a elaboração e implementação dos projetos escolhidos no âmbito do PAC Saúde.

Durante a sessão, o diretor de programas da Secretaria Executiva, Henrique Chaves, apresentou estratégias e soluções para garantir que os municípios avancem com mais agilidade na execução de obras e na ampliação de serviços de saúde. “O nosso compromisso é oferecer suporte técnico e estratégico para que os entes consigam iniciar a licitação e as obras dentro do prazo do 15 de abril. E com planejamento e gestão qualificada, garantimos que os investimentos do Novo PAC Saúde cheguem à população de forma eficaz e estruturada”, destacou Chaves.

A iniciativa busca oferecer suporte técnico e esclarecer dúvidas dos prefeitos e prefeitas sobre o programa, que visa impulsionar investimentos em infraestrutura e modernização do sistema de saúde. A programação do evento foi cuidadosamente elaborada para garantir que os gestores compreendam as diretrizes do Novo PAC Saúde e outros programas do Governo Federal, além de possibilitar a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias estratégicas.

Além das oficinas, o evento contou com espaços de atendimento individualizado, onde técnicos do Ministério da Saúde orientam os gestores sobre os procedimentos necessários para acessar os recursos disponíveis. A iniciativa reforça o compromisso do governo Lula com a descentralização das políticas de saúde, garantindo que municípios de diferentes portes tenham oportunidades iguais de investimento.

Os ambientes do Ministério da Saúde no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas também contaram com diversos espaços de debate e assistência aos novos gestores. O encontro reuniu na capital 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, de mais de 3.200 municípios.

PAC Saúde 

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde é um conjunto de investimentos estruturantes para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade, com infraestrutura moderna e atendimento humanizado.

O Governo Federal vai investir em 25 tipos diferentes de infraestrutura, divididos nas seguintes ações: construção de novas unidades de saúde; aquisição de ambulâncias e equipamentos; ampliação do Complexo Econômico Industrial da Saúde; preparação para emergências sanitárias; ampliação da telessaúde; internet para unidades de saúde isoladas e preparação para emergências sanitárias.

Como acelerar o projeto

O Ministério disponibiliza várias estratégias reforçando o compromisso de apoiar tecnicamente estados e municípios quando da execução das obras do PAC Saúde, garantindo que os investimentos cheguem mais rápido à população e com altos padrões de qualidade. São atitudes que objetivam promover celeridade, economia de recursos e qualidade na execução dos projetos.

Entre as principais ações para dar mais agilidade às obras, estão:

  • Disponibilização de projetos referenciais de arquitetura e engenharia para diferentes tipos de unidades de saúde;
  • Homologação dos projetos referenciais pela ANVISA, permitindo uma análise simplificada nas vigilâncias sanitárias locais;
  • Kit licitação: conjunto de documentos modelo para que os técnicos dos municípios instruam rapidamente o processo licitatório para diversos tipos de obras;
  • Disponibilização de canais diretos de comunicação sobre o PAC-Saúde: contato via Whatsapp, grupos de dúvidas específico, Balcão de atendimento virtual e lives periódicas;

Serviço

Para facilitar o suporte aos gestores municipais, contamos com os seguintes canais de comunicação: 

Alexandre Penido
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Oficinas do Ministério da Saúde orientam prefeitos sobre gestão eficiente de recursos do PAC

Polícia Civil cumpre 13 mandados contra grupo

Oficinas do Ministério da Saúde orientam prefeitos sobre gestão eficiente de recursos do PAC

Preços dos ovos atingem recorde nominal com