Ministra Nísia Trindade incentiva estudantes e professores na prevenção das arboviroses
Foto:
Na quinta-feira (13), último dia de atividade do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a importância da mobilização “Escolas Livres da Dengue – Semana Nacional de Mobilização nas Escolas”, um movimento que envolve estudantes, profissionais da educação e saúde e comunidades na prevenção da dengue, Zika, chikungunya e Oropouche. A iniciativa, que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), contará com atividades em mais de 102 mil escolas pelo Brasil.
Durante as atividades de mobilização, escolas de todo o país promoverão mutirões para identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de ações educativas sobre sinais e sintomas das arboviroses.
O engajamento não se limita às escolas: famílias e comunidades também serão mobilizadas para reforçar as ações preventivas, conforme destacou a ministra. Entre fevereiro e abril, o PSE continuará promovendo ações educativas, incluindo feiras de ciências e rodas de conversa com agentes de saúde para debater os impactos das mudanças climáticas na proliferação do Aedes aegypti.
Resultados esperados
A expectativa é que 80% das escolas participantes do PSE engajem seus estudantes nas atividades, reduzindo criadouros do mosquito e ampliando o conhecimento sobre as arboviroses. A mobilização também visa impactar 25 milhões de estudantes e suas comunidades, fortalecendo a prevenção e consolidando o compromisso da educação com a saúde pública.
Com “Escolas Livres da Dengue”, os Ministérios da Saúde e da Educação reforçam a importância do protagonismo estudantil na construção de um ambiente escolar e comunitário mais saudável.
Sobre o Programa Saúde na Escola
Criado pelo Decreto nº 6.286/2007, o PSE atua em 5.506 municípios e envolve mais de 102 mil escolas em todo o Brasil, abrangendo mais de 25 milhões de estudantes. A iniciativa busca integrar ações de saúde e educação para promover o bem-estar e a cidadania entre as crianças e jovens brasileiros.
Edjalma Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde