• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Governo de SP lança plano para fortalecer cooperativas rurais

Foto:

O Governo de São Paulo anunciou um plano estratégico para fortalecer o cooperativismo rural no estado. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, assinou, nesta sexta-feira (7), um protocolo de intenções entre o governo estadual e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). A iniciativa atende a demandas antigas de produtores rurais e agroindústrias vinculadas a cooperativas agrícolas paulistas.

Um dos principais destaques do plano é a criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da Secretaria de Agricultura. Com isso, as cooperativas passam a ter participação ativa e permanente na formulação de políticas públicas do setor.

A proposta também prevê a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), facilitando o acesso ao financiamento da linha Pró-Trator. O programa subsidia 4% dos juros incidentes nas operações de crédito para a compra de máquinas agrícolas. A meta do governo é ampliar em 400% os recursos estaduais destinados à subvenção em 2025, em comparação a 2024.

“Vamos ampliar e facilitar ainda mais o acesso do produtor ao FEAP por meio das cooperativas. Nossa meta é que o setor adquira mil máquinas agrícolas este ano”, destacou Piai. A assinatura do plano ocorreu durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário, promovido pelo Sistema Ocesp, na Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Novas medidas para o setor agropecuário

Além das iniciativas voltadas às cooperativas, o governo paulista incluiu o café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Outra ação anunciada foi a simplificação do processo de adesão de produtores cooperados ao programa, por meio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

A cadeia produtiva do leite também foi contemplada com a continuidade do Hub do Leite e uma parceria com a Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap). A ação beneficiará cerca de 600 produtores, promovendo pesquisas aplicadas para aprimorar a qualidade, eficiência e competitividade do setor, com suporte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Cooperativismo em números

De acordo com a Ocesp, São Paulo conta atualmente com 181 cooperativas agropecuárias e aproximadamente 165 mil produtores cooperados. O modelo cooperativista proporciona benefícios como acesso facilitado a insumos de qualidade, tecnologias avançadas, assistência técnica especializada e maior eficiência na comercialização dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades rurais.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Governo de SP lança plano para fortalecer cooperativas rurais

Previsão da Safra de Laranja 2024/25 Aponta

Governo de SP lança plano para fortalecer cooperativas rurais

Suprimentos Globais de Milho Alcançam Mínimas de