Gestores celebram avanços na saúde com Farmácia Popular e mais especialistas
Foto:
Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado em Brasília de 11 a 13 de fevereiro, gestores de diversas regiões do país enfatizaram os progressos e desafios na área da saúde em seus municípios. Eles destacaram a importância dos programas federais na reestruturação dos serviços e na ampliação do acesso à saúde, especialmente em áreas com carência de atendimento.
Leandra Guedes, prefeita de Ituiutaba, Minas Gerais, ressaltou a relevância dos programas Farmácia Popular e Mais Acesso a Especialistas em sua cidade. “A Farmácia Popular faz grande diferença na vida das pessoas, e o que precisamos é que haja mais remédios disponíveis”, observou. Ela enfatizou a adesão ao programa Mais Acesso a Especialistas e a busca por ampliar o leque de medicamentos disponíveis.
Lisiane Franco, prefeita de Colônia do Gurgueia, no Piauí, mencionou a intenção de concluir a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão paralisadas. “Estamos buscando reativar essas construções para melhor atender a população, desenvolvendo ações na atenção básica que possam trazer mais qualidade de vida às pessoas”, afirmou. Ela também destacou a presença de uma Farmácia Popular no município e a atuação de dois profissionais do programa Mais Médicos.
Josimar da Silva Rodrigues, prefeito de Palma, Minas Gerais, destacou a implementação dos programas Mais Médicos e Brasil Sorridente no município. “São políticas públicas eficientes, que realmente mudam a vida das pessoas”, afirmou. Ele mencionou a recente proposta cadastrada no Ministério da Saúde para apoio ao Hospital e Maternidade Maria Loi, visando a instalação de uma sala de estabilização.
Jocivaldo Joci, prefeito de Antônio Cardoso, na Bahia, apontou a necessidade de investimentos para ampliar os repasses destinados à saúde municipal. “Hoje, estamos buscando ampliar os recursos e serviços pra dar conta do tamanho que a saúde do município precisa”, destacou. Ele mencionou a atuação de dois médicos pelo programa Médicos pelo Brasil e a busca por recursos para a construção de uma UBS em uma comunidade distante.
Principais programas procurados no estande da Saúde:
- Mais Médicos: Programa que leva médicos para regiões prioritárias, remotas e de difícil acesso, visando melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Farmácia Popular: Iniciativa que facilita o acesso da população a medicamentos essenciais, contribuindo para a continuidade dos tratamentos.
- Mais Acesso a Especialistas: Programa que amplia o acesso a consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos na Atenção Ambulatorial Especializada, reduzindo filas e tempos de espera.
- Brasil Sorridente: Política pública que promove a saúde bucal, oferecendo serviços odontológicos e próteses dentárias à população.
Sobre o encontro
No Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), o Ministério da Saúde promoveu oficinas com temas como políticas de atenção especializada para os municípios; investimentos na Saúde da Família; controle da dengue e transformação digital no SUS. A agenda prevista é toda trabalhada em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Na quinta-feira (13), último dia de atividades, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, anunciou a total gratuidade do Programa Farmácia Popular, para toda a população brasileira. A partir de agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. A medida deve beneficiar diretamente – e de forma imediata – mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente. O anúncio se estende a toda a população brasileira, que agora poderá retirar o rol de medicamentos pelo programa.
Além disso, foi realizada uma conferência interministerial envolvendo as áreas de saúde e educação, além de palestras sobre a Política Nacional Integrada para Primeira Infância e diálogo interfederativo.
Edjalma Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde