Com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, Rio Open 2025 reúne os melhores tenistas no Rio de Janeiro
Foto:
Começa neste sábado (15) o Rio Open 2025, maior competição de tênis da América do Sul, no Rio de Janeiro. Fomentado pela Lei de Incentivo ao Esporte, executada pelo Ministério do Esporte, o torneio reunirá alguns dos melhores tenistas da atualidade até o dia 23 de fevereiro.
Brasileiros apoiados pelo programa Bolsa Atleta do governo federal em 2024, nas categorias Nacional e Internacional, também estarão na disputa, como os tenistas Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Karue Sell e Gustavo Heide. Os olhares também estarão voltados para o jovem brasileiro João Fonseca, que já está entre os 100 maiores tenistas do mundo e se destacou no início da temporada com ótimas exibições no Australian Open.
A cerimônia de abertura contará com a presença de Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil e também bolsista do programa federal, na categoria Pódio. Ela entrará com o troféu da competição. A solenidade acontecerá na segunda-feira, 17/2, quando começam as chaves principais de simples e duplas do torneio.
Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei de Incentivo ao Esporte, em vigor desde 2007, é uma importante ferramenta do Ministério do Esporte e desempenha um papel fundamental na promoção da prática esportiva, na formação de atletas e no fortalecimento das estruturas esportivas no Brasil, por meio do fomento ao esporte de base até o alto rendimento.
Em 2024, pela primeira vez na história, a captação de recursos da LIE superou a marca de R$ 1,06 bilhão. Esse recorde reflete o fortalecimento dessa importante política pública, que permite a destinação de percentuais do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para o financiamento de iniciativas esportivas.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte