• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Ações de Tecnologia Chinesa Vivem Maior Sequência de Ganhos em Dois Anos com Impulso da Inteligência Artificial

Foto:

As ações das empresas de tecnologia chinesas retomaram os ganhos nesta sexta-feira, registrando a melhor sequência de alta em mais de dois anos, impulsionadas pelo desenvolvimento da inteligência artificial pela DeepSeek. O avanço do setor reacendeu o interesse dos investidores nas capacidades tecnológicas da China.

O índice Hang Seng Tech subiu 5,6%, atingindo o maior patamar dos últimos três anos ao fechar o dia, elevando o desempenho da semana para 7,3%. Esta foi a quinta semana consecutiva de valorização, representando a melhor sequência desde a reabertura econômica da China, após a pandemia de COVID-19, no final de 2022.

O otimismo foi reforçado por uma reportagem da Reuters, que informou que o presidente chinês, Xi Jinping, planeja presidir um simpósio com a presença de grandes nomes empresariais, como Jack Ma, com o objetivo de aumentar a confiança no setor privado. A Alibaba, uma das líderes do setor, fechou com alta de 6,3%, atingindo sua máxima de três anos, e teve um crescimento de 24% nesta semana, o maior desde sua estreia na bolsa em 2019.

A Xiaomi também viu suas ações dispararem 7,3%, atingindo um recorde histórico, enquanto a Tencent subiu 7,4%, registrando o melhor desempenho diário em dois anos. O índice Hang Seng, que reflete o mercado mais amplo de Hong Kong, avançou 3,69%, aproximando-se de sua máxima de outubro.

Estratégistas do Morgan Stanley destacaram que os investidores globais estão começando a reavaliar as perspectivas de investimento na China, especialmente no setor de tecnologia e inteligência artificial, após um longo período de atenção limitada. A introdução do modelo de baixo custo e alto desempenho da DeepSeek gerou um fluxo significativo de investimentos relacionados à IA, gerando uma reavaliação positiva no setor desde o Ano Novo Lunar.

Nos mercados asiáticos, os índices apresentaram comportamentos variados. Em Tóquio, o índice Nikkei registrou queda de 0,79%, fechando a 39.149 pontos. Já em Xangai, o índice SSEC subiu 0,43%, alcançando 3.346 pontos, enquanto o CSI300, que reúne as principais empresas listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,87%, a 3.939 pontos. Em Seul, o índice KOSPI teve uma valorização de 0,31%, fechando a 2.591 pontos, enquanto em Taiwan, o índice TAIEX caiu 1,05%, a 23.152 pontos. O índice Straits Times de Cingapura recuou 0,13%, a 3.877 pontos, enquanto o S&P/ASX 200 de Sydney subiu 0,19%, alcançando 8.555 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Ações de Tecnologia Chinesa Vivem Maior Sequência de Ganhos em Dois Anos com Impulso da Inteligência Artificial

Dólar abre em baixa com mercado avaliando

Ações de Tecnologia Chinesa Vivem Maior Sequência de Ganhos em Dois Anos com Impulso da Inteligência Artificial

Soja avança em Chicago nesta sexta-feira com