• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Abertura Oficial da Colheita do Arroz Destaca Desafios e Oportunidades para a Cadeia Produtiva

Foto:

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorrerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O evento, tradicionalmente aguardado pelo setor, contará com uma programação diversificada, abrangendo desafios da cadeia produtiva, inovações tecnológicas e oportunidades de mercado. Entre as atividades previstas, destacam-se a reunião da Câmara Setorial do Arroz e o Seminário Duas Safras.

No primeiro dia, 18 de fevereiro, pela manhã, será realizada a reunião da Câmara Setorial do Arroz. O presidente da Câmara, Henrique Dornelles, destaca que este encontro marca o início do período comercial da safra e oferecerá previsões mais precisas sobre o volume de produção. “A reunião da Câmara Setorial é tradicionalmente um marco para o início do período comercial, fornecendo uma visão detalhada da produção, especialmente com alguns estados já em fase de colheita. Neste ano, teremos a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, o que reforça a importância desse debate”, afirma Dornelles.

Entre os principais tópicos abordados, a rastreabilidade na cadeia do arroz se destaca. Dornelles prevê que, nos próximos anos, esse tema se tornará uma exigência governamental, à semelhança do que já ocorre com outras cadeias produtivas, como a bovinocultura e a suinocultura. Além disso, serão discutidos os impactos de recentes medidas governamentais, como a tentativa de importar arroz de fora do Mercosul e a ação dos contratos de opção, que provocaram queda nos preços do produto. “Essas intervenções resultaram em uma redução de pelo menos R$ 10,00 nos preços do arroz, evidenciando a sensibilidade do setor e a influência do varejo na formação dos preços”, explica.

No dia 20 de fevereiro, será realizado o Seminário Duas Safras – Etapa Sul, promovido pelo Senar. O superintendente do Senar no Rio Grande do Sul, Eduardo Condorelli, destaca a importância do evento para o fortalecimento da agricultura e do Bioma Pampa. “A Abertura da Colheita é uma excelente oportunidade para o crescimento do setor e a qualificação dos produtores. O evento não apenas fortalece a cadeia produtiva do arroz, mas também evidencia o potencial agrícola de todo o Estado. O Bioma Pampa representa dois terços do território gaúcho e é uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil, com infraestrutura adequada para atender tanto ao mercado interno quanto às exportações via Porto de Rio Grande”, observa Condorelli.

A programação também contará com palestras técnicas no estande da Embrapa, divididas em três grandes temas: solo, forrageiras e sistemas de produção em terras baixas, e cultivo de arroz. Entre os destaques, estará a apresentação da cultivar BRS A709 e o uso de drones para mapeamento de solos, uma tecnologia que pode auxiliar na instalação de sistemas irrigados em terras baixas. Outro tema relevante será a rastreabilidade na cadeia do arroz, que promete apresentar inovações na transparência entre o campo e a mesa do consumidor.

O tema deste ano para a Abertura da Colheita é “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”. O evento é promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e tem a correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Mais informações sobre o evento, bem como inscrições gratuitas, estão disponíveis no site colheitadoarroz.com.br.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Abertura Oficial da Colheita do Arroz Destaca Desafios e Oportunidades para a Cadeia Produtiva

Preços dos ovos atingem recorde nominal com

Abertura Oficial da Colheita do Arroz Destaca Desafios e Oportunidades para a Cadeia Produtiva

Investigado por violência doméstica é preso com