Rio Grande do Sul inicia atendimentos pelo Mais Acesso a Especialistas
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ec5234995aba6231589751ac651e18de.jpeg)
O Ministério da Saúde avança na ampliação do acesso a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS) com a implementação do Mais Acesso a Especialistas (PMAE) no Rio Grande do Sul. Apresentado no estado no final de janeiro pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, o programa tem como objetivo reduzir filas e agilizar diagnósticos, fortalecendo a atenção especializada local.
Na segunda-feira (10), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) iniciou os atendimentos dentro do programa, por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs). Com essa modalidade, pacientes encaminhados pelo sistema de regulação podem realizar consultas e exames especializados em oncologia e cardiologia no mesmo local e, sempre que possível, no mesmo dia.
“O Ministério da Saúde está comprometido em garantir um atendimento mais ágil e eficiente para os usuários do SUS. Com o Mais Acesso a Especialistas, reforçamos o compromisso do governo federal em reduzir filas e oferecer diagnósticos e tratamentos mais rápidos para a população, fortalecendo o SUS em todo o país”, afirmou Nísia Trindade.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Adriano Massuda, acompanhou o início dos atendimentos e destacou a importância da iniciativa para o Rio Grande do Sul. “Com o programa, os pacientes que precisam de cuidados especializados serão atendidos com mais eficiência e agilidade”, pontuou.
Expansão e impacto no atendimento
O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a enviar seus 30 Planos de Ação Regionais ao ministério para a execução de 283,5 mil Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs). Durante solenidade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), novos contratos foram firmados elevando para 79 o número de prestadores de serviço aptos a atender a população.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou os impactos positivos da iniciativa. “Com o Mais Acesso a Especialistas, alcançaremos praticamente 82 mil pessoas, diminuindo muito o tempo de espera, movimentando a fila e, ao mesmo tempo, garantindo acesso a especialistas”, celebrou.
Para o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, a iniciativa representa um avanço na qualidade do atendimento especializado no SUS. “Filas sempre vão existir, mas o que nos incomoda é o tempo de resposta para as pessoas. Com esse programa, vamos acelerar o diagnóstico e o tratamento, quando necessário, de forma muito significativa”, destacou.
Nos próximos meses, a oferta será ampliada para incluir oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento no estado.
Novo modelo de financiamento
Os recursos do Mais Acesso a Especialistas são provenientes do Ministério da Saúde, que implementou um novo modelo de financiamento para a atenção ambulatorial especializada. O PMAE reorganiza os serviços de saúde para que pacientes que necessitam de múltiplos exames ou consultas sejam atendidos em tempo hábil, evitando filas separadas para cada procedimento.
A meta do programa é que o usuário realize todos os procedimentos necessários, em cada área, no período de 30 a 60 dias, a partir da primeira consulta na atenção especializada.
Edjalma Borges
Ministério da Saúde, com informações da Secretaria de Estado de Saúde do RS e do GHC
Fonte: Ministério da Saúde