• 13 de fevereiro de 2025
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ÁGUAS DE PRIMAVERA

Presidente da Câmara, Marco Aurelio e demais vereadores se reúnem com diretoria da empresa Águas de Primavera e realizam planejamento para ações em Primavera do Leste

Os legisladores marcaram uma visita na obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o dia 13 de março. Também ficou acordado que a empresa enviará um relatório de todo o trabalho que está sendo realizado e quais os planejamentos futuros.
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Uma das propostas da 11ª Legislatura é a fiscalização e o acompanhamento dos trabalhos da empresa Águas de Primavera. De acordo com o presidente da Casa de Leis, Marco Aurelio Sales (PRD), o objetivo é apresentar as demandas que os vereadores têm recebido da população, e por meio de reuniões mensais com representantes da empresa, encontrar soluções para os problemas.

“Realizamos uma primeira reunião na semana passada, já apresentamos alguns questionamentos, e os diretores da empresa estão nos mostrando quais ações estão sendo realizadas para solucionar os problemas. Além da situação de falta de água vivenciada pela população, também temos outras situações como o formato da cobrança por metro cúbico, pois quando não há uma leitura do hidrómetro mensal, existe uma alteração muita alta no valor da conta”.

O vereador Hebert Viana (UB), aproveitou para reforçar o pedido de que os buracos abertos nas ruas sejam reparados o mais rápido possível, como também reforçou a importância da qualidade do asfalto colocado. “Quando a empresa precisa perfurar um buraco na rua para trocar um cano e resolver problemas de vazamento, a demora para fechar o buraco chega a 20 dias, e esse tempo precisa reduzir”.

A legisladora Maria do SuperCompras (MDB) explicou que a reclamação que tem chegado a ela é que algumas residências muito pequenas, como exemplo, kitnet, as contas têm chegado a 400 reais, e as pessoas não têm condições de pagar um valor tão alto assim. “As casas que essas pessoas moram são muito pequenas, e gostaria de entender o porque da conta ser tão alta”.

Marcondes Martignago (PSDB) reforçou o pedido da Maria do SuperCompras, no que diz respeito a verificação das residências que tem disparidade no valor da conta de água, o vereador explicou que já passou pela situação. “Um mês minha conta veio 700 reais, e mesmo reparando o vazamento no outro chegou mais de 1 mil. Essa é uma das demandas que a empresa precisa ficar atenta”.

O Vereador Irmão Rogério (UB), pediu a empresa para explicar por que quando há a troca de hidrómetros a conta de água muda de valor. “Várias pessoas vieram me pedir ajuda para saber porque há essa diferença na conta”.

O legislador Joelio de Moraes (Democratas), mencionou a situação do extravasamento da rede de esgoto. “Ali na região do centro leste, existem muitas ruas com a situação de extravasamento do esgoto, e a água fica escorrendo, e quando não há chuva, essa água fica empossada, causando um mau cheiro muito forte”.

Eraldo Fortes (PSB), solicita informações sobre a cobertura da rede de esgoto em Primavera do Leste. “Gostaria de saber qual a cobertura que temos hoje e como poderemos chegar a 100% da rede em nossa cidade”.

A Vereadora Gislaine Yamashita (PL), novamente pede esclarecimentos a tarifa de religação de água. “Além das contas serem altas, alguns moradores que precisam fazer a religação me questionaram o motivo do valor ser tão alto”.

Karla da Saúde (MDB), disse que a empresa precisa divulgar mais as ações em relação aos direitos das pessoas. “Gostaria de reforçar que precisamos alcançar mais a população, com ações nos bairros, para explicar como são resolvidos os problemas e apresentar os canais de comunicação direto”.

APONTAMENTOS DA DIRETORIA DA EMPRESA ÁGUAS DE PRIMAVERA

O diretor-presidente da Águas de Primavera, Arildo Viana, ressaltou a importância do bom relacionamento com os legisladores para viabilizar novos projetos e garantir a prestação do serviço nos próximos anos. “Essa agenda é extremamente positiva para o município, pois colocamos na mesa nosso planejamento de atuação, buscando uma cooperação e ajuda mútua para entregar para a população aquilo que se espera da prestação do serviço”.

Para Ítalo Souza, Diretor Executivo, a reunião é uma demonstração da transparência da concessionária. “Estamos sempre abertos para esclarecer as dúvidas sobre a operação, e tornar público as melhorias e investimentos que estão sendo realizados no município”.

Os diretores informaram que neste mês de março já entregam a rede de esgoto do bairro Castelândia pronta, e no próximo semestre irão dar continuidade da instalação da rede de esgoto do bairro São José. Reforçaram a importância de o morador só fazer a ligação da rede quando a empresa comunicar que o serviço está pronto.

Outro importante avanço é que a empresa já realizou 80% de cobertura da rede de esgoto em Primavera do Leste, porém é necessário de uma nova repactuação para ter 100% de cobertura. Esse estudo já está sendo realizado.

Em relação as obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), está sendo construída dentro do cronograma previsto e assim que a nova ETE for ligada, a atual que está no Jardim Riva será desativada, e terá o acompanhamento do Licenciamento de Desativação determinado pela SEMA.

A empresa explica ainda que atualmente tem poços perfurados, e reservatórios suficientes para abastecer a cidade, e que quando há a falta de água em algum bairro, são apontados dois problemas comum: a queda de energia, pois a empresa depende da energia elétrica para operar, e o vazamento da rede de água, pois para as obras de reparo em ruas e avenidas é necessário a desativação da rede.

Sobre o extravasamento do esgoto, a empresa explica que os lixos que são jogados nas ruas entopem os bueiros e a falta de drenagem que a cidade não tem, ocasiona o extravasamento do esgoto. Em relação ao fechamento dos buracos nas ruas para reparação de vazamento, a empresa disse que todo o trabalho é realizado da melhor forma possível, e que os buracos são fechados com um novo asfalto no local.

Acerca do valor da tarifa, questionada pelos vereadores, o diretor afirmou que os valores estão regulamentados, de acordo com a faixa de utilização, e destacou a implementação do benefício da tarifa social iniciada no final do ano passado para garantir a prestação do serviço para as famílias em vulnerabilidade.

Sobre a troca de hidrómetro, a empresa ressaltou que não há nenhum tipo de cobrança indevida e que a mudança do hidrómetro causa pressão na água e deste modo pode parecer que a conta esteja mais alta, porém não há alteração no valor cobrado pelo consumidor.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A empresa também reforçou para os legisladores a importância de a população buscar a concessionária sempre que precisar através dos canais oficiais de atendimento. Essa medida é importante para que sejam feitos os registros das demandas e a empresa possa atuar com agilidade, e mapear as melhorias. Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Primavera no 0800 647 6060 para ligações (24h por dia) e/ou mensagens de textos pelo WhatsApp (7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados). A empresa disponibiliza ainda o aplicativo Águas App e os Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br

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