• 13 de fevereiro de 2025
#Mato Grosso

Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação integrada contra furtos e fraudes de energia em MT

Foto:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a concessionária Energisa alinharam o plano de ação de combate ao crime de fraude e furto de energia para 2025, em Mato Grosso, durante reunião realizada nesta terça-feira (11.2), em Cuiabá.

Durante a reunião, a concessionária apresentou um balanço das ações realizadas em conjunto com a Sesp no ano passado. No total, foram 157 operações Energia Limpa, que resultaram na prisão em flagrante de 58 pessoas pelo crime de furto de energia.

Essas operações permitiram que aproximadamente R$ 3,5 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incididos sobre o serviço de energia, fossem recuperados para o Estado.

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, lembrou que furto e fraude de energia é um crime previsto em lei e pode provocar prejuízos aos consumidores regulares.

“Estamos renovando essa parceria por entender a importância de garantir a ordem e a regularidade do fornecimento de energia aos consumidores, além de combater o crime que envolve os furtos e as fraudes que ainda são comuns”, explicou.

Para o diretor da Energisa MT, Fabrício Medeiros, o apoio da segurança durante as operações é importante para o combate desse tipo de crime.

“A presença das forças de segurança, sem dúvida, é fundamental para a conscientização das pessoas, que estão entendendo que esse crime prejudica outras pessoas”, destacou o diretor.

Durante a reunião, as instituições também renovaram a parceria para 2025 e planejam ampliar o número de operações de combate ao crime de fraude e furto de energia em todo Estado.

Conforme a Energisa, mais de 100 unidades consumidoras estão sendo monitoradas pelo núcleo de inteligência da concessionária e outras 200 acompanhadas de perto pela equipe de externa.

Os furtos e as fraudes de energia podem causar prejuízos ao sistema elétrico e causar a sobrecarga, levando a interrupção do fornecimento de energia, além de acidentes elétricos, colocando a população em risco.

Fonte: Governo MT – MT

Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação integrada contra furtos e fraudes de energia em MT

Ministério do Esporte anuncia construção de mais