Aumento nos preços do diesel reflete reajustes da Petrobras e do ICMS
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/d72b5459152a244c7e65ab5de0abfa97.jpeg)
De acordo com a análise mais recente do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que reúne dados sobre os preços médios praticados nos postos de combustível, o diesel comum teve um preço médio de R$ 6,49 no Brasil durante os primeiros sete dias de fevereiro. Esse valor representa um aumento de 3,74% em relação ao mesmo período de janeiro e de 8,16% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O diesel S-10, por sua vez, registrou uma média de R$ 6,57, com um acréscimo de 4,46% em comparação com janeiro e de 7,07% na comparação anual.
As altas nos preços dos dois tipos de diesel refletem dois reajustes implementados no primeiro dia de fevereiro: a atualização das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o aumento no preço do combustível anunciado pela Petrobras. Esses reajustes se somam a um cenário de alta nos preços dos combustíveis, tendência já observada pelo IPTL desde dezembro, impulsionada pela valorização do petróleo no mercado internacional e pela variação cambial, que afeta os custos de importação e distribuição, conforme explica Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis obtido por meio dos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log. Com uma estrutura robusta de data science, o índice fornece uma média confiável, refletindo o comportamento das transações nos postos de combustível. A Edenred Ticket Log, com mais de 30 anos de experiência, é especializada em soluções inovadoras e modernas para simplificar os processos diários, atendendo a mais de 1 milhão de veículos, com uma média de oito transações por segundo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio