• 11 de fevereiro de 2025
#Saúde

Últimos dias de inscrição para o curso de preparação e resposta às emergências em Saúde Pública

Foto:

O Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp), do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), abre as inscrições para o Curso Básico de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CBPR). A última turma do curso contou com 4.519 inscritos, além das turmas especiais realizadas em Guiné, Moçambique e São Tomé. As inscrições vão até dia 18 de fevereiro e podem ser realizadas por meio do formulário. 

O público-alvo são profissionais de nível superior ou técnico dos órgãos públicos de saúde, com atuação direta ou indireta frente a Emergências em Saúde Pública (ESP). A qualificação faz parte do nível bronze do percurso formativo do Profesp e não exige experiência prévia para participação. 

Com carga horária de 40 horas e duração de sete semanas, o curso tem como objetivo aprimorar a capacidade de profissionais de saúde na preparação e resposta em emergências epidemiológicas por desastres e situações de desassistência. A formação está prevista para iniciar no dia 24 de fevereiro e será concluída em 11 de abril. 

Ao final da qualificação, os participantes estarão aptos a compreender o marco conceitual e normativo das ESP, além de conhecer os modelos de gestão de riscos e realizar a avaliação de cenários de risco, visando uma resposta rápida e coordenada diante das situações emergenciais. 

A capacitação reflete o compromisso do Ministério da Saúde em qualificar e formar profissionais para proteger a saúde da população e minimizar os impactos em situações de emergência. 

Profesp

Criado em 2021, o Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública compõe a Coordenação-Geral de Preparação para as Emergências em Saúde Pública (CGPRESP) do DEMSP. O programa atua na capacitação de profissionais dos três níveis de gestão do SUS, com foco na preparação, vigilância e resposta às Emergências em Saúde Pública. Desde a sua criação, já são mais de 22 mil estudantes em mais de 35 países matriculados. 

As ações formativas voltadas para os profissionais do SUS, no curto prazo, apresentam resultados em suas atuações profissionais em termos de melhoria do desempenho técnico e procedimentos, fortalecendo a valorização da ciência como fonte de conhecimento. Ao promover a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais, o Profesp contribui para que a geração e a disseminação de conhecimento no campo das emergências em saúde pública estejam disponíveis a um número cada vez maior de pessoas. 

Felipe Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Últimos dias de inscrição para o curso de preparação e resposta às emergências em Saúde Pública

Forças de segurança de MT retiram 6,2

Últimos dias de inscrição para o curso de preparação e resposta às emergências em Saúde Pública

Tapa-buraco atende Residencial Belita Costa Marques e