Rondonópolis pode ter 3 candidatos a governador
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/3-gov.jpg)
Cidade mais importante do interior do estado, Rondonópolis se destaca na economia, mas também dá suas cartadas na política, tanto é que no momento três políticos da cidade já têm seus nomes ventilados como possíveis candidatos a governador em 2026.
Um dos nomes aventados é o do ex-prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que contaria com apoio de lideranças e partidos do centro, centro-esquerda e da esquerda do estado, como também do presidente Lula (PT) e de lideranças dos setores populares, tendo como principal dificuldade o seu “estilo” de fazer política e o desgaste natural depois de três passagens pela prefeitura da cidade.
Outro nome experiente da política local que já deixou claro sua intenção de disputar o governo é o senador Wellington Fagundes (PL), que inclusive já disputou o cargo em 2018, quando teve excelente votação, mas foi superado pelo governador Mauro Mendes (UB). Ele tem a seu favor a capacidade de articulação política e a sua experiência, que certamente ajudariam muito num possível governo.
Mesmo não tendo disputado nenhum cargo eletivo anteriormente, o empresário Odílio Balbinotti é outro nome forte que desponta como um dos possíveis favoritos ao pleito inclusive, por conta de ser o que se conhece como “bolsonarista raiz” e pelo provável apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Depende agora de amarrar o apoio de partidos de direita e extrema-direita e encontra uma forma de furar a sua própria bolha e conquistar os votos de outros setores da sociedade.
De concreto há o fato de que são nomes fortes e com estrutura política para se lançarem na disputa, mas alguns podem ficar pelo caminho e podem surgir outros nomes ainda, como o do ex-prefeito Percival Muniz, que volta e meia tenta emplacar o nome como candidato.
Até o momento, o nome a ser batido é o do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que viria com o apoio do governador Mauro Mendes.