Gestão e auditoria na saúde do Rio Grande do Sul são debatidas no Ministério da Saúde
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/03075d16b10bb7bdd87d7b4b7143f3c7.jpeg)
O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), Alexandre Rodrigues, recebeu na segunda-feira (10), o diretor do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DEASUS-RS) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Bruno Naundorf. A reunião teve como objetivo a entregar o Relatório Anual de Gestão de 2024 e do Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) para 2025, que define as atividades prioritárias a serem conduzidas pelo DEASUS neste ano.
O DEASUS-RS selecionou 133 objetos de auditoria regular, com foco na qualificação dos processos organizacionais e no suporte à tomada de decisão das instâncias de governança do SUS. Dentre as áreas prioritárias do universo auditável da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, destacam-se os programas estaduais de repasses financeiros, como o Avançar na Saúde e Assistir na Saúde, bem como auditorias nas Redes de Atenção à Saúde, Consórcios em Saúde, Home Care, judicialização na saúde e registros na Ouvidoria do SUS.
O planejamento segue os preceitos da Instrução Normativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que determina que as Unidades de Auditoria Interna Governamental elaborem planos baseados na avaliação de riscos. “O PAAI é fundamental para garantir a eficiência, transparência e qualidade dos serviços de saúde, promovendo a melhoria contínua e a equidade no atendimento à população”, destacou Bruno Naundorf.
O DenaSUS avaliou as prioridades apresentadas pelo DEASUS-RS e reforçou o compromisso de colaborar na estruturação e execução das auditorias planejadas. “A auditoria no SUS é um instrumento essencial para qualificar a gestão e promover a melhoria dos serviços de saúde. Essa parceria entre as instâncias federal e estadual fortalece o Sistema Nacional de Auditoria e contribui para um SUS mais eficiente e responsivo”, afirmou Alexandre Rodrigues.
Durante o encontro, também foram discutidos os desafios enfrentados pelo DEASUS em 2024, quando o estado do Rio Grande do Sul precisou reprogramar parte das auditorias planejadas devido à crise climática que levou à declaração de calamidade pública. As auditorias que não puderam ser realizadas foram incorporadas ao planejamento de 2025, garantindo a continuidade do acompanhamento e aprimoramento dos serviços de saúde no estado.
Tania Mello
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde