• 12 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Porto de Paranaguá lidera exportações de óleo vegetal e frango congelado no Brasil

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O Porto de Paranaguá consolidou sua posição como o maior exportador de óleo vegetal e frango congelado do Brasil em 2024, destacando-se no cenário nacional pela eficiência logística e pela diversificação de suas operações. De acordo com dados do Comex Stat, o terminal paranaense liderou a movimentação de diversos produtos, consolidando-se como um dos principais corredores de exportação e importação do país.

Em 2024, o porto exportou 697.486 toneladas de óleo vegetal, correspondendo a 35,5% de toda a exportação brasileira desse produto. O frango congelado também se destacou, com 2.894.213 toneladas exportadas, o que representa 44,9% de toda a carne de frango enviada para o exterior. Além disso, Paranaguá registrou a importação de 11.140.049 toneladas de fertilizantes, o que corresponde a 24,9% do total movimentado nos portos nacionais.

No segmento de granéis líquidos, a movimentação do píer público do Porto de Paranaguá foi responsável por 53,3% de todas as operações de granéis líquidos realizadas no Brasil. Já o transporte de carne de frango congelado é feito por contêineres com controle de temperatura (reefer), sendo o Porto de Paranaguá responsável pelo maior pátio desse tipo na América do Sul, com 5.268 tomadas.

“Investimos constantemente em inteligência logística e infraestrutura de ponta para atender à demanda do mercado e alavancar as operações portuárias no Paraná”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, destacou ainda os investimentos em produtos de alta demanda, como fertilizantes, com a construção de três berços exclusivos para essa carga e a possibilidade de atracar outros navios conforme a agenda de atracação.

Diversificação e Crescimento Contínuo

A diversificação das mercadorias movimentadas pelos portos paranaenses foi um dos principais fatores que contribuíram para o recorde de movimentação em 2024. Entre os produtos destacados, açúcar, fertilizantes, cereais e cargas contêinerizadas ocuparam papel central, com um total de 66.769.001 toneladas exportadas e importadas por Paranaguá e Antonina. A operação multipropósito dos portos paranaenses garante uma produtividade constante ao longo do ano, evitando quedas no desempenho, como era comum no passado.

Apesar da queda nas exportações de soja e milho, motivada, entre outros fatores, pelos preços internacionais pouco atrativos, os portos paranaenses mantiveram seu protagonismo na movimentação de cereais. A importação de trigo, malte e cevada cresceu 76%, totalizando 1.708.673 toneladas, em comparação com 614.550 toneladas em 2023. O Porto de Paranaguá teve um aumento significativo na movimentação de cevada, com um crescimento de 168%, e na de trigo, que subiu 157%.

No segmento de açúcar, o Porto de Paranaguá exportou 6.412.716 toneladas a granel, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, enquanto o açúcar ensacado alcançou 846.305 toneladas, crescendo 43%. As exportações de carnes de aves congeladas, transportadas em contêineres, também apresentaram um crescimento de 19%, totalizando 9.049.796 toneladas. As importações, por sua vez, aumentaram 35%, com destaque para plásticos e outros produtos.

Investimentos e Infraestrutura em Expansão

A infraestrutura moderna e os investimentos contínuos são fundamentais para o desempenho dos portos paranaenses. Em 2024, o Porto de Paranaguá e o Porto de Antonina registraram 2.724 atracações, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Além disso, 278.353 vagões e 392.214 caminhões acessaram os terminais, o que demonstra a eficiência e a capacidade de operação dos portos da região.

“Em 2024, destinamos mais de R$ 185 milhões para a infraestrutura, manutenção de equipamentos e novas obras”, afirmou Garcia. Os investimentos contínuos permitem que o Porto de Paranaguá se mantenha competitivo no cenário global, oferecendo soluções logísticas avançadas para o transporte de diversas mercadorias e garantindo uma operação eficiente durante todo o ano.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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