Adapar destaca sanidade e qualidade no Show Rural 2025
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a04e8291ceb0e1d6af94555068da59f7.jpeg)
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) marcará sua presença no Show Rural 2025, em Cascavel, com um estande dedicado à promoção da sanidade e qualidade do setor agropecuário do estado. Sob o lema “Sanidade e Qualidade para o Agro Paranaense”, a Adapar apresentará suas principais ações educativas, seus procedimentos de trabalho e suas iniciativas voltadas à conservação de solos e água, à sanidade vegetal e animal, além da inocuidade dos alimentos. Durante o evento, mais de 30 servidores da agência estarão à disposição, atuando em parceria com as equipes do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).
Entre as ações educativas, a Adapar dará ênfase à importância do sistema de notificação de doenças emergenciais dos animais, com destaque também para a vacinação e controle da raiva dos herbívoros, por meio da erradicação dos morcegos hematófagos. Outras estações educativas abordarão a brucelose e a tuberculose, além das doenças que afetam as granjas suinícolas e avícolas, esclarecendo o ciclo dessas enfermidades e as estratégias de enfrentamento.
Outro foco da Adapar será a divulgação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-PR). A adesão ao SUSAF será discutida como uma ferramenta estratégica para ampliar os mercados e garantir a qualidade e segurança dos produtos agroindustriais.
No campo da sanidade vegetal, além das ações no estande, a Adapar promoverá conscientização sobre a deriva de agrotóxicos em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com demonstrações práticas realizadas em uma van equipada.
A Adapar também se unirá ao espaço dedicado à fruticultura do IDR-Paraná, apresentando técnicas para o controle do greening e certificação de boas práticas de produção, com ênfase em culturas como o morango. Neste ambiente, os visitantes poderão observar de perto, utilizando lupas profissionais, o psilídeo, inseto vetor do greening, além de banners educativos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre o ciclo de vida do inseto.
Além disso, o estande abordará o controle de pragas e doenças por meio de práticas voltadas para a limpeza e vistoria de implementos agrícolas, fundamentais para evitar a disseminação de problemas fitossanitários.
Durante o evento, a Adapar entregará o certificado de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose para a Estância Baobá, localizada no município de Jaguapitã. O certificado atesta que a agroindústria cumpriu os requisitos do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, com a cerimônia de entrega programada para acontecer durante a programação do Seagri.
No dia 11 de fevereiro de 2025, ocorrerão as Reuniões Ordinárias do Comitê Estadual de Sanidade Suína do Paraná (Coesui/Paraná) e do Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Paraná (Coesa/Paraná), que terão como objetivo discutir e alinhar estratégias de sanidade no setor agropecuário diante das atuais demandas.
A feira também marcará o lançamento da nova comunicação visual da Adapar, com mais de 40 banners institucionais e temáticos, que refletem os objetivos estratégicos da agência. Os temas incluem inocuidade de alimentos, preservação do solo agrícola, qualidade dos insumos agropecuários e gestão compartilhada dos programas sanitários coordenados pela Adapar.
As ações integradas pelo IDR-Paraná, com o apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Adapar, também estarão em evidência no Show Rural, abordando temas como energias renováveis, agricultura familiar, sanidade agropecuária, manejo e conservação de solos, turismo rural e pecuária leiteira, sempre com foco no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e na inovação no campo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio