Secretaria de Saúde indígena participa de treinamento on-line para monitoramento da qualidade da água em 6 DSEIs
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ec65df59724b734daeb5ebddad695b63.png)
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) participou, nessa quarta-feira (5), de um treinamento prático on-line sobre monitoramento da qualidade da água para consumo humano em locais remotos. A ação faz parte das estratégias da secretaria para melhorias da saúde nos territórios indígenas através do saneamento e contou com o apoio do Programa de Água, Saneamento e Higiene, Mudanças Climáticas e Desastres (WASH/CEED, da sigla em inglês) da Unicef, que doou maletas com equipamentos portáteis para o monitoramento da água.
O treinamento foi realizado pela equipe do Unicef e facilitado pela Coordenação de Saúde Ambiental do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena (Deamb), com a participação de pontos focais que são supervisores de saúde ambiental, técnicos e apoiadores do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani) dos Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEIs) Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Vale do Javari e Médio Rio Solimões e Afluentes. O objetivo foi orientar os responsáveis pela realização das análises em campo e aqueles profissionais que serão multiplicadores dos procedimentos necessários para o uso adequado da maleta.
Durante duas horas os participantes foram instruídos sobre os procedimentos para análises de turbidez, pH, cloro residual e presença de microrganismos na água (grupos de coliformes totais e coliformes termotolerantes). Além dos equipamentos, insumos adicionais, e treinamento, o Unicef forneceu um manual traduzido dos equipamentos.
A organização informou que o treinamento foi gravado para consultas posteriores e que futuras oficinas deverão ser realizadas para compartilhamento das experiências e encaminhamento de dúvidas que possam surgir com o uso do material.
Sílvia Alves
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde