• 11 de fevereiro de 2025
#Várzea Grande

“Vamos rodar Várzea Grande apresentando nossa produção”, anunciou Flávia Moretti

Foto:

A partir desse ano, a ‘feirinha da prefeitura’ ganha posição de destaque entre as ações do município e será realizada de maneira itinerante, chegando a todas as regiões da cidade

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), abriu nesta manhã (6), a primeira edição da Feira da Família, a Feira FAM, que passa ser realizada na praça central do Paço Municipal Couto Magalhães, ganhando destaque, visibilidade e importância que sempre mereceu. “A nossa feira não será mais escondida e vamos levá-la para toda Várzea Grande”, anunciou.

A feira é uma realização da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. A Feira FAM acontecerá sempre na primeira quinta-feira do mês, das 8h às 18h.

Como explicou, na sua gestão, a feira terá maior abrangência e maior participação de pequenos agricultores, microempreendedores e artesãos. “A gente precisa dar visibilidade ao que produzimos, precisar valorizar quem produz e nossa feira ganha essa caraterística a partir de agora. Já ouvi muito produtor nosso dizer que tinha que ir para Cuiabá comercializar sua produção e participar de feiras na capital”.

Como gosta de frisar: “Pensar Várzea Grande, grande”, a prefeita anunciou ainda que a meta é transformar a feira em um ponto de encontro para formalização de negócios, como por exemplo, de compra e venda de maquinário destinado à agricultura familiar. “Um showroom para facilitar o acesso às tecnologias, aos financiamentos e ao conhecimento”.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, a feira atende às demandas dos pequenos produtores rurais, consolidando-se como um importante espaço de comercialização e fomento da economia local. “Os nossos produtores merecem esse espaço e muito mais. Nossa gestão está comprometida com o desenvolvimento da agricultura familiar. Convido todos os várzea-grandenses a conhecer esses maravilhosos produtos”, relata Flávia.

Nessa primeira edição, 14 expositores estão participando, mas a meta da secretaria é chegar a 40 bancas na FAM mensal, que será no Paço Municipal.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, destaca que há produtores de todas regiões do município e que futuramente pretende realizar a Feira da Família também em outros pontos do nosso município.

“Aqui, o produtor pode fazer a venda direta do seu produto. A nossa secretaria e prefeita fizeram o compromisso e irão cumprir, que é o de fomentar a agricultura familiar dentro do nosso município. Também pretendemos ampliar os serviços desta feira, aumentar o número de participantes, como também realizar feiras itinerantes em vários bairros como São Mateus, Jardim Glória e Cristo Rei”, disse Amorim. Como frisou, “a tendência da Feira FAM é só crescer”.

A primeira edição itinerante da Feira FAM será no bairro Marajoara, ao lado do campo, em data a ser definida, mas que será amplamente divulgada.

DIVERSIFICANDO – Além de produtos característicos das ‘feirinhas’, a prefeitura quer ampliar o mix de produtos e serviços ofertados à população e aos próprios feirantes. “Por que não trazer o vendedor de produtos de couro como cintos e botinas?”, exclamou o secretário Ricardo.

Pensando em diversificar e otimizar o tempo dos produtores na cidade, a prefeitura quer trazer expositores de máquinas e equipamentos demandados no campo. “Essa uma ideia já cristalizada e que estamos articulando para que se concretize o mais breve possível”.

Moradora do bairro Marajoara, Mara Lúcia, participa da feira há um ano vendendo banana frita, amendoins, pipocas gourmet doces e salgadas, entre outros quitutes. Ela conta que havia feito o anúncio que estaria na feira nas redes sociais e sonhou com a prefeita provando seus produtos e viu sonho se realizar. “Estou muito realizada e feliz com tudo isso que está acontecendo. Aqui é um local seguro e muito harmonioso para realizar as nossas vendas. Parabenizo a prefeitura por toda a realização”, relata Mara.

As produtoras Altamira Martins Brandão e Carla Kenia Martins Brandão (mãe e filha), moradoras da região do Formigueiro, vendem mel e remédios naturais desde o início da feira. “Minha mãe sempre vendeu aqui. Hoje, ela também cuidará do almoço e eu vou ficar na banca. Aqui, é uma oportunidade boa de vender nossa produção e também dos moradores conhecerem mais de perto o trabalho da agricultura familiar”, disse Kenia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

“Vamos rodar Várzea Grande apresentando nossa produção”, anunciou Flávia Moretti

Polícia Civil cumpre buscas contra investigados por

“Vamos rodar Várzea Grande apresentando nossa produção”, anunciou Flávia Moretti

Ministério da Saúde lança cursos de Ayurveda