• 11 de fevereiro de 2025
#Ciência e tecnologia

Governo do Piauí apresenta projeto de IA com base de dados em português

Foto:

Nesta quinta-feira (6), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, acompanhada do secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique Miguel, recebeu uma comitiva do Piauí, liderada pelo governador Rafael Fonteles, para apresentar o projeto SoberanIA, uma plataforma de inteligência artificial (IA) com base de dados (LLM) em português.

A ferramenta, desenvolvida por especialistas, poderá servir comercialmente para governos estaduais, municipais e empresas públicas que tenham interesse. O projeto estima que a plataforma tenha 100 milhões de palavras em português, um modelo de LLM 100% soberano. Atualmente, o Estado já está capacitando os servidores públicos com programas sobre IA, conforme explicou o governador.

“Eu sou fã de tecnologia e ciência. Nosso objetivo é tentar reduzir os custos, melhorar os serviços prestados pelo Governo do Estado”, disse o governador acrescentando que, atualmente, 120 mil alunos de escolas públicas do Piauí têm aulas sobre inteligência artificial. “É uma disciplina. Faz parte do currículo escolar”, completou.  

Foram apresentados projetos com o uso de IA para a área de saúde, integrando todos os dados do SUS do Estado. O Piauí é o único estado do Brasil que tem uma secretaria de inteligência artificial.

O governador pontuou que pretende lançar a ferramenta em uma cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Luciana Santos. “Nós queremos contribuir também com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Nós temos um time de especialistas nessa área com representantes da academia e startups. A IA é muito veloz e nós queremos ajudar”, pontuou o governador.

PBIA

A ministra Luciana Santos explicou que o PBIA possui cinco eixos com 31 ações em diferentes áreas como saúde, agricultura, meio ambiente, indústria, comércio e serviços, educação, desenvolvimento social e gestão do serviço público. A previsão é de um investimento na ordem de R$ 23 bilhões até 2028.

“O projeto de vocês é muito avançado e impressionante. Nós precisamos da ajuda de vocês também”, disse a ministra.
O PBIA tem como premissa ser uma ferramenta de IA para ajudar em política públicas de combate à fome e desigualdades; inclusão social; preservação e geração de empregos; e desenvolvimento de políticas para minimizar o impacto da IA no mercado de trabalho.

“O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), vai colocar o país de vez nessa corrida tecnológica, garantindo o domínio dessas ferramentas. Com esse plano, nós estamos plantando hoje as sementes para o Brasil do amanhã e queremos muito a contribuição do trabalho realizado por vocês”, finalizou a ministra.

06/02/2025 - Reunião com Rafael Fonteles, governador do Estado do Piauí

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Governo do Piauí apresenta projeto de IA com base de dados em português

Ministro Fávaro dialoga com entidades do Instituto

Governo do Piauí apresenta projeto de IA com base de dados em português

Defesa Civil de Cuiabá elabora plano contra