• 25 de março de 2025
#Saúde

Equipes do Ministério da Saúde realizam visita técnica em emergências recém-inauguradas no RJ

Foto:

Equipes do Ministério da Saúde realizaram visita técnica nas emergências recém-inauguradas no Rio de Janeiro. O secretário adjunto de atenção especializada à saúde, Nilton Pereira Júnior, conversou com funcionários, pacientes e conheceu as novas estruturas dos hospitais federais do Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF).

Desde a última segunda-feira (3), as unidades passaram a receber pacientes nos prontos-socorros. O investimento faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, elaborado pelo Ministério da Saúde.

“Em pouquíssimo tempo, a Prefeitura do Rio de Janeiro, com toda a competência, conseguiu fazer várias reformas para que a gente pudesse reabrir as emergências. A parceria que o governo federal fez com a Secretaria Municipal de Saúde está se mostrando eficaz e trazendo grandes resultados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Nilton.

Dentro da reestruturação, o Ministério da Saúde está garantindo o custeio permanente para toda manutenção dos hospitais. “Estamos fazendo intervenções, com o apoio do município e das instituições federais que nós temos hoje no SUS, com o objetivo de entregar à população os seis hospitais funcionando plenamente e de forma permanente”, concluiu.

O Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões à Prefeitura do Rio em dezembro do ano passado. Além disso, foi incorporado R$ 610 milhões adicionais em 2025, reforçando o atendimento de média e alta complexidade na cidade.

A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Na ocasião, ele ressaltou a importância dos hospitai para o Rio de Janeiro. “A expectativa é que a gente, no final de janeiro de 2026, inaugure a nova emergência no novo prédio. Por enquanto, tanto o Cardoso Fontes quanto o Andaraí vão estar no prédio provisório, mas já atendendo na sua capacidade plena com os recursos humanos”, frisou.

Soranz lembrou da importância da parceria entre os governos federal e municipal. “O presidente Lula, a ministra Nísia Trindade e o prefeito Eduardo se dedicaram muito para que a gente reabrisse as emergências.  Esse é um momento muito especial e uma grande conquista para toda a população”, salientou.

Reestruturação

Ao todo, quatro unidades federais já iniciaram o Plano de Reestruturação. Além do HFA e do HFCF, os hospitais de Bonsucesso (HFB) e dos Servidores do Estado (HFSE) já começaram o processo.

A unidade de Bonsucesso é administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro de 2024. Entre as ações mais recentes, está a contratação de 2 mil funcionários. Dentre os profissionais, estão médicos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O HFSE iniciou estudos para a fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Com a integração, serão 500 leitos à disposição do sistema de saúde. Além disso, haverá maior capacidade de qualificação para os profissionais com a abertura de novas vagas de residência médica.

No caso da unidade da Lagoa, há uma proposta em andamento com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para integração do Instituto Fernandes Figueira (IFF) com o hospital. Já o Hospital de Ipanema está passando por ações de construção para modernização e melhorias nos próximos meses.

Servidores

A reestruturação em curso garante todos os direitos dos servidores dessas unidades hospitalares. Haverá um processo de movimentação voluntária dos profissionais, que respeitará a opção deles por outros locais de trabalho.

A pasta da Saúde criou um canal de atendimento para tirar dúvidas dos servidores sobre o plano de movimentação. Os questionamentos são recebidos por e-mail e respondidos pela Coordenação de Gestão de Pessoas do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). Ao todo, as unidades federais possuem 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.

Otávio Augusto
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Equipes do Ministério da Saúde realizam visita técnica em emergências recém-inauguradas no RJ

Polícia Civil apreende 14 tabletes de cloridrato

Equipes do Ministério da Saúde realizam visita técnica em emergências recém-inauguradas no RJ

Colheita da soja avança lentamente em Unaí