Abertas inscrições para curso de auriculoterapia a profissionais da atenção primária
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/cf91b9eaf1f6d8aaa39b11b58d911c50.png)
O Ministério da Saúde, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferta novos polos para aulas do curso de auriculoterapia para profissionais de saúde da atenção primária, edição de 2025/1. As inscrições vão até 20 de fevereiro em diversas localidades do país.
Confira o cronograma completo de inscrições e os novos polos
O curso é dividido em duas etapas sequenciais: uma etapa a distância (EaD), com carga horária de 75 horas, e outra presencial, com carga horária de cinco horas, que ocorrerá nos polos selecionados.
As vagas do curso são limitadas, sendo a quantidade pactuada previamente pela UFSC com base em demanda mapeada em cada um dos polos regionais. As inscrições devem ser realizadas via internet.
O curso visa capacitar os profissionais de saúde em auriculoterapia, técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, geralmente com o uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele. Todo o organismo encontra-se representado nesse microssistema auricular. A acupuntura auricular/auriculoterapia tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas.
De 2016 a 2024, foram realizadas 10 edições do curso, com aulas presenciais em 78 cidades, formando aproximadamente 20 mil profissionais da APS.
Etapas
A etapa EaD é autoinstrucional, com cinco módulos cursados em sequência, do 1 ao 5. A fase presencial é realizada em um polo formador somente pelos alunos que concluírem com êxito a etapa on-line. Outros detalhes sobre a estrutura do curso podem ser acessados na página da UFSC.
Público-alvo
O curso é oferecido a profissionais de saúde de nível superior atuantes na APS, incluindo profissionais das equipes de Saúde da Família, das eMulti (equipes multiprofissionais) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). São aceitas também inscrições de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros.
Auriculoterapia
Na Atenção Primária à Saúde (APS), a auriculoterapia tem sido utilizada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica. A prática pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado.
Agnez Pietsch
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde