• 5 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Santa Catarina inicia colheita da pitaia com evento em Jacinto Machado

A colheita da pitaia em Santa Catarina será oficialmente iniciada nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, com um evento em Jacinto Machado. O Dia de Campo ocorrerá no campo Demonstrativo Cooperja, às 10h30, e é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Para esta safra, a Epagri/Cepa projeta que a produção do fruto atinja 6,5 mil toneladas, gerando um impacto financeiro aproximado de R$ 14 milhões. Na safra anterior, o estado colheu cerca de 5 mil toneladas. Segundo Diego Adílio da Silva, extensionista rural e líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, o cultivo da pitaia está presente em 300 hectares na região, com plantas de diversas idades. A região Sul se destaca como a maior produtora, especialmente nos municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

Diego acrescenta que, à medida que os pomares atingem a maturidade, a produção pode chegar a 6 a 9 mil toneladas, com um valor bruto de produção que pode alcançar até R$ 15 milhões. Atualmente, cerca de 340 famílias estão envolvidas no cultivo da pitaia, muitas delas buscando na cultura uma alternativa para diversificar a produção e substituir o cultivo do fumo.

O evento é uma realização da Epagri, Cooperja e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, e simboliza o crescimento da produção de pitaia e sua importância para a economia local e estadual, destacando a fruticultura como um setor fundamental no desenvolvimento agrícola de Santa Catarina.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Santa Catarina inicia colheita da pitaia com evento em Jacinto Machado

Exportação de Soja do Brasil em Fevereiro:

Santa Catarina inicia colheita da pitaia com evento em Jacinto Machado

Impactos do La Niña na Produção de