• 5 de fevereiro de 2025
#Ciência e tecnologia

Programa mais ciência na escola vai dobrar número de unidades, em 2025

O Programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pretende dobrar o número de unidades aderentes ao sistema, em 2025. O projeto, que é financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), é uma parceria entre o MCTI, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTI, Luana Bonone, com a adição de novos recursos, a meta é dobrar o número de unidades até o fim do ano. “São mil escolas no país, resultado do investimento de R$ 100 milhões do FNDCT. Mas, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2024, a ministra do MCTI, Luciana Santos, anunciou o investimento de mais R$ 100 milhões, que deve ser feito ainda no primeiro semestre de 2025, de forma que a perspectiva é chegar a 2 mil escolas no país”, explica Bonone.

O programa, lançado em julho de 2024, tem como objetivo promover o letramento digital e a educação científica através da implantação de laboratórios maker, que são espaços montados dentro de escolas públicas do país onde os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, transformando a teoria em prática. Os espaços serão acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes.

No total, são 105 escolas na região Norte do país, sendo 45 no estado do Pará, Acre, 30 no Amazonas, 10 em Roraima, 5 no Amapá, 5 em Rondônia e 5 em Tocantins. De acordo com relatório do programa, o número de colégios na região representa 10,5% das unidades previstas no projeto.

De acordo com Bonone, inicialmente a distribuição das novas unidades será a mesma já usada no Programa. “A ideia é contemplar o projeto classificado como 2º lugar em cada Unidade da Federação.  Nos casos em que só houve um projeto na UF, a escola contemplada deve ser de outra UF na mesma região”, explica a coordenadora-geral.

Confira o número de escolas no Programa na região Norte:

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Programa mais ciência na escola vai dobrar número de unidades, em 2025

Brasileiros vão colaborar em relatório do IPCC

Programa mais ciência na escola vai dobrar número de unidades, em 2025

Feira da Família será lançada nesta quinta-feira