Em visita a unidades de saúde do Amazonas, ministra ressalta a presença do governo nas regiões mais remotas
![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/14f4106e8578b2a434d93cf68b7eed69.jpeg)
Em agenda no estado do Amazonas, nesta quarta-feira (5), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da presença do governo federal nas regiões mais remotas do país. “Faço questão de estar presente nos territórios porque Brasília é o centro da coordenação política, mas governar significa estar próximo das pessoas, garantindo que as políticas públicas cheguem até elas”, afirmou, na capital Manaus.
A ministra também destacou os avanços tecnológicos implementados nas unidades de saúde ribeirinhas, como o prontuário eletrônico, que permite que os moradores tenham acesso a um atendimento mais integrado e eficiente. “Fiquei muito feliz ao ver a ampliação da conectividade na saúde, especialmente com o prontuário eletrônico. Isso garante que os moradores de Nossa Senhora de Fátima tenham o mesmo acesso à informação de saúde que qualquer outro cidadão do Brasil”, destacou Nísia.
A titular da pasta da Saúde esteve hoje na Unidade Básica de Saúde Ribeirinha da Comunidade Nossa Senhora de Fátima – na zona rural de Manaus – e na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), ancorada na comunidade. Ainda durante os primeiros compromissos do dia, ela também enfatizou a importância da vacinação nesses locais, ressaltando os esforços do governo para ampliar a cobertura vacinal em todo o país.
“O Brasil saiu da lista dos 20 países que menos vacinam graças às políticas que estabelecemos no Ministério da Saúde e ao Movimento Nacional pela Vacinação. Mas isso só foi possível graças ao trabalho na base, em cada território”, lembrou.
A secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, destacou a relevância da visita de Nísia Trindade à cidade. “Muitas vezes, discutimos os desafios de levar o SUS às comunidades ribeirinhas, mas só se compreende plenamente estando in loco. É fundamental a ministra observar esta comunidade que atende mais de 3 mil pessoas. É desafiador, mas gratificante saber que conseguimos garantir esses atendimentos”, ressaltou.
Ainda na tarde de hoje, Nísia Trindade participa da cerimônia de abertura do “Encontro Nacional da Estratégia Saúde da Família Ribeirinha: nos caminhos das águas o SUS se fortalece”. Os secretários de Atenção Primária à Saúde (Saps), Felipe Proenço, de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Adriano Massuda, e o assessor especial em Saúde para os Territórios de Periferias, Valcler Rangel, também integram a comitiva no Amazonas.
Edjalma Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde