Para pagar dívida com traficantes menina de 13 anos é assassinada a tiros
Na noite do último sábado (1), a jovem Cauane Lays de Araújo Silva, de 13 anos, foi vítima de um assassinato a tiros em uma praça no bairro de Santa Amélia, em Maceió, Alagoas. O crime, segundo a Polícia Civil, foi cometido por um homem de 28 anos, que confessou ter agido para quitar uma dívida de aproximadamente R$ 7 mil com um traficante da região. Além de Cauane, um adolescente de 17 anos foi baleado, mas sobreviveu e não corre risco de morte.
De acordo com a delegada Tacyane Ribeiro, coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o alvo do atirador era o adolescente de 17 anos. No entanto, durante o ataque, o jovem teria utilizado Cauane como escudo humano, resultando na morte da menina. “Esse traficante teria determinado que ele matasse, na verdade, a vítima sobrevivente como forma de pagamento. O autor foi matar o adolescente de 17 anos, mas acabou atingindo a jovem de 13 anos porque o adolescente teria utilizado a mesma como escudo”, explicou a delegada.
O adolescente ferido foi socorrido e levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra. Ele deve prestar um depoimento mais detalhado após receber alta médica. A polícia ainda investiga se o jovem tem envolvimento com o tráfico de drogas na região.
O suspeito do crime foi preso no domingo (2) durante uma operação na Feirinha do Tabuleiro. Ele estava dentro de um carro com outras duas pessoas quando foi abordado pela polícia. No veículo, os agentes encontraram uma arma de fogo, que será periciada para confirmar se foi utilizada no assassinato de Cauane. Além disso, em uma busca na residência do homem, foram apreendidos uma espingarda, uma balança de precisão e quantidades de maconha e cocaína.
Câmeras de segurança registraram o momento do crime. Nas imagens, é possível ver um homem de camisa preta e boné se aproximando de um grupo de jovens na praça. Ele saca uma arma e começa a atirar, atingindo Cauane, que cai ao chão. O atirador continua disparando, aparentemente mirando no adolescente de 17 anos, que consegue fugir do local.
O suspeito responderá por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O caso chocou a comunidade local. A morte de Cauane é mais um triste exemplo da escalada de violência que atinge todo o país.