• 5 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Banco Central Alerta para Pressão nos Preços dos Alimentos e Possível Novo Estouro da Meta de Inflação

O Banco Central indicou nesta terça-feira (4) que as expectativas de inflação se elevaram de forma significativa nos últimos meses, afetando os horizontes de curto, médio e longo prazo. Essas projeções são baseadas em diferentes instrumentos de medição e em informações coletadas junto a diversos agentes financeiros.

Os dados constam na ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, realizada na semana passada, quando a taxa básica de juros da economia, a Selic, foi elevada de 12,25% para 13,25% ao ano.

O documento também aponta que a recente valorização do dólar tem exercido pressão sobre “preços e margens”, o que sugere que os custos dos produtos industrializados podem continuar subindo nos próximos meses.

Perspectivas para os Juros e Composição do Copom

Essa foi a quarta elevação consecutiva da taxa Selic. A projeção do mercado é de novos aumentos ao longo dos próximos meses, podendo ultrapassar 15% ao ano em meados de 2025, alcançando o maior patamar em quase duas décadas.

A reunião também marcou a estreia de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central, após sua indicação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, foi o primeiro encontro do Copom em que os diretores indicados pelo atual governo constituíram a maioria no colegiado, influenciando diretamente a decisão tomada.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Banco Central Alerta para Pressão nos Preços dos Alimentos e Possível Novo Estouro da Meta de Inflação

Mercado de Trigo: Alta nos Preços no