Sebrae/SC Fomenta a Ovinocaprinocultura no Oeste e Extremo Oeste Catarinense
Em 2024, o Sebrae/SC iniciou ações para fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no estado, com foco no Oeste e Extremo Oeste catarinense. A criação da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura, com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAR), da Fecoagro, do Sistema Faesc/Senar e da ACIC Chapecó, visa consolidar essa atividade, promovendo desenvolvimento territorial e uma mudança cultural inovadora e sustentável.
Como parte do processo, o Sebrae/SC realizou diagnósticos em 370 propriedades rurais, sendo 150 delas localizadas nas regiões do Oeste e Extremo Oeste, registrando dados sobre o número de animais, raças e a quantidade de produtores. O objetivo central é incentivar o crescimento da ovinocaprinocultura local, aumentando a oferta de caprinos e ovinos para abastecer o mercado estadual.
Em janeiro, o Sebrae/SC iniciou uma série de visitas a municípios com maior concentração de produtores, como Bandeirantes, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul e São José do Cedro. Essas ações buscam formar um grupo mais robusto de produtores e expandir a oferta de animais para consumo no mercado local, que tem apresentado crescente demanda. Durante as visitas, estiveram presentes representantes do Sebrae/SC, como Paulo Gregianin, presidente da Câmara Setorial e tecnólogo em agronegócio, Denilson Coelho, gestor do agronegócio, e Carine Ribeiro, analista de negócios.
“Nosso intuito é fomentar a produção e o mercado da ovinocaprinocultura por meio de eventos gastronômicos que destaquem os benefícios dos produtos locais e ajudem a criar uma identidade para essa atividade”, afirmou Gregianin. A redução do ICMS sobre a carne de ovinos, implementada pelo Governo Estadual no final do ano passado, contribuiu para o aumento do consumo local. No entanto, a produção de carne para abate oficial ainda é considerada baixa, o que impulsiona a necessidade de ampliar a oferta para os frigoríficos.
De acordo com Udo Martin Trennepohl, gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, o objetivo é oficializar a produção local e justificar a instalação de frigoríficos e abatedouros na região. “Estamos buscando aumentar a compra da carne dentro do estado, o que ajudará a fortalecer a economia local”, afirmou Trennepohl.
Além disso, o Sebrae/SC está trabalhando para formar grupos de produtores com o apoio das Prefeituras e da CRESOL, parceira do Sebrae/SC no setor. A intenção é oferecer incentivo financeiro aos produtores, facilitando a redução de custos iniciais da atividade. Também está sendo planejado um programa de boas práticas na produção, com a orientação de técnicos especializados para ajudar os produtores a escolherem as raças mais adequadas para a produção de leite ou carne.
Recentemente, uma reunião com a Cooperalfa de Chapecó discutiu possíveis parcerias para o avanço da ovinocaprinocultura no estado. Estiveram presentes representantes do Sebrae/SC, do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó e de outras entidades da região.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio