Prefeitura está atuando para recuperar áreas afetadas pelas chuvas e anuncia ação estruturante
No período da seca, a tubulação atual será substituída por aduelas, garantindo maior capacidade de escoamento e evitando obstruções
As fortes chuvas registradas no último sábado (1º), em Várzea Grande, deixaram famílias desabrigadas nos bairros Construmat e Alameda. Diante da situação, a prefeita Flávia Moretti (PL), acompanhada do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Ronei Scarton Júnior, e do secretário de Viação e Obras, Celso Luiz Pereira, determinou ações emergenciais para minimizar os impactos das inundações e iniciar melhorias na infraestrutura da região.
Como explica o secretário Celso, a secretaria de Viação e Obras mobilizou duas equipes com retroescavadeiras para atuar emergencialmente. ”Contamos também com o apoio do município de Cuiabá, por meio do secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, que disponibilizou uma grande escavadeira, permitindo a limpeza emergencial e a redução dos danos”, afirmou.
Como medida preventiva, a prefeitura pretende realizar um mapeamento dos pontos críticos da cidade para a substituição da atual tubulação por aduelas, estruturas maiores e mais resistentes, que reduzirão o risco de entupimentos. “Vamos mapear essas áreas vulneráveis e, na época da seca, substituir os tubos por aduelas, garantindo maior capacidade de escoamento e evitando obstruções causadas até mesmo por pequenos galhos”, explicou o gestor.
O secretário de Obras explicou que os alagamentos registrados foram consequência de diversos fatores, principalmente a falta de uma rede de drenagem eficiente para escoar o grande volume de água. A região, localizada em uma baixada, sofreu ainda mais com a ocupação desordenada ao longo dos anos, o que reduziu as áreas de absorção do solo e agravou a sobrecarga da rede existente. Além disso, o acúmulo de lixo contribuiu para obstruções e piorou a situação. O secretário ressaltou que grande parte do lixo carregado pela enxurrada foi parar no rio Cuiabá, agravando ainda mais o problema.
DESCARTE IRREGULAR – Além das intervenções estruturais, a prefeitura reforça a necessidade de conscientização da população sobre o descarte irregular de resíduos. Durante as ações de limpeza, foram encontrados sofás, geladeiras e outros objetos descartados em terrenos baldios, que servem como criadouros de mosquitos transmissores de doenças e podem ser arrastados pelas chuvas.
“Essa cultura de simplesmente jogar um guarda-roupa, uma geladeira ou restos de poda na rua precisa mudar. Na época de chuvas, inevitavelmente, esses resíduos são levados para a rede de drenagem, causando entupimentos e aumentando os riscos de enchentes”, alertou Celso Luiz.
A gestão da prefeita Flávia Moretti reforça o compromisso com a recuperação das áreas atingidas e destaca a importância da colaboração da comunidade para evitar novos transtornos. Além das ações emergenciais, a administração municipal segue empenhada em soluções definitivas para garantir mais segurança e qualidade de vida à população de Várzea Grande.