Amoroso propõe parceria público-privada em favor de projetos sociais para jovens e crianças
O projeto foi aprovado pelos vereadores e segue para sanção do prefeitoUm Projeto de Lei Legislativo aprovado pela Câmara Municipal de Rondonópolis na última sexta-feira (31) propõe a criação de parcerias público-privadas com pessoas físicas e jurídicas para bancar o desenvolvimento de práticas esportivas, culturais e recreativas entre jovens e crianças. O projeto é denominado “Abrace Uma Causa” e foi apresentado pelo vereador Vinícius Amoroso (PSB) e a ideia principal é proporcionar atividades sadias para tirar esse público da ociosidade e das ruas.
De acordo com o autor do projeto, a sua ideia é que o poder público municipal procure viabilizar parcerias entre o poder e a iniciativa privada, assim como com pessoas físicas interessadas para ajudarem a manter projetos sociais que trabalham com jovens e crianças na cidade. “Uma lei federal já permite que pessoas físicas e jurídicas possam adotar projetos sociais e ter o abatimento do seu Imposto de Renda. Porém, para as pessoas abraçarem esses projetos, elas precisam conhecer esses projetos, que muitas vezes não são divulgados e não há um cadastro desses projetos sociais, que acabam ficando desassistidos na nossa cidade”, afirmou Amoroso.
Caberia à prefeitura então cadastrar e divulgar as iniciativas sociais e trabalhar no sentido de estabelecer o contato entre as partes e a formação de parcerias para ajudar na manutenção desses projetos. “Existem inúmeros projetos que não são conhecidos e que não são apoiadas pelo poder público. O que nós queremos é que os potenciais parceiros conheçam para que possam vir a adotar uma dessas causas”, continuou o vereador.
“Se o Município achar por bem e se puder fazer dentro da lei, pode até oferecer algum abatimento em impostos como o IPTU e o ISS. O que nós queremos é fomentar os projetos sociais que estão diariamente nos bairros levando saúde, educação, serviços sociais, levando cultura. E ajudar a transformar a nossa sociedade”, concluiu Vinícius Amoroso.
O projeto que institui o programa “Adote Uma Causa” agora seguirá para a sanção do prefeito Cláudio Ferreira.