Acordo da Bacia do Rio Doce prevê instalação de três radares meteorológicos em Minas Gerais
O Acordo da Bacia do Rio Doce, destinado à reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), prevê a instalação de três radares meteorológicos em Minas Gerais. A informação foi dada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta segunda-feira (3), em audiência com a deputada federal Ana Paula Leão (PP/MG).
O tema da reunião foi o monitoramento do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden). “Essa é uma boa notícia para a região de Uberlândia e para Minas Gerais”, enfatizou a ministra. A aquisição vai depender da liberação dos recursos previstos no Acordo da Bacia do Rio Doce. Atualmente a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está fora da área de cobertura do Centro.
“Essa é uma excelente notícia para a região de Uberlândia que vai nos ajudar na prevenção dos desastres naturais”, comemorou a deputada.
Luciana Santos também discorreu sobre os investimentos para prevenção de desastres previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o Novo PAC vai aumentar a cobertura do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)”, explicou a ministra.
A audiência também contou com a participação por videoconferência do secretário de Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes, e a diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá.
Cemaden
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais foi criado em 2011, a partir de um decreto presidencial. O objetivo principal da instituição é realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais que subsidiem salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos.