• 3 de fevereiro de 2025
#Ciência e tecnologia

INPP promove evento em comemoração ao Dia Mundial das Zonas Úmidas

Em comemoração ao Dia Mundial das Zonas Úmidas, celebrado em 2 de fevereiro, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal realizará um evento aberto ao público no Museu de História Natural do Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá (MT), para divulgar a importância da preservação da região.

O INPP tem como objetivo integrar, articular e apoiar a produção e a difusão do conhecimento científico para a conservação do Pantanal. O diretor da instituição, Paulo Teixeira de Sousa Jr., explica que a ação busca popularizar o instituto e atrair a população.

 “Com o evento, nosso objetivo é realizar ações para trazer a população para dentro do instituto e ensinar a importância dessas áreas, conscientizando sobre a necessidade de preservá-las”, explicou. 

O tema deste ano, “Proteger as Zonas Úmidas para o nosso futuro comum”, norteia a programação do evento, que contará com atividades para públicos de todas as idades. Entre as atrações estão plantio de mudas nativas, apresentação de grupos da fauna do Pantanal, exposição de materiais e pesquisas desenvolvidas pelo instituto, além de uma exposição fotográfica.

Dia Mundial das Zonas Úmidas

O Dia Mundial das Zonas Úmidas foi instituído em 1997 em homenagem à Convenção de Ramsar, realizada na cidade iraniana de Ramsar. O tratado é um compromisso intergovernamental que estabelece diretrizes para ações nacionais e internacionais voltadas à conservação e ao uso sustentável das zonas úmidas e seus recursos naturais.

“No total, mais de 170 países são signatários da convenção, e cada um possui um ou mais ‘Sítios Ramsar’, que são áreas protegidas de zonas úmidas”, explica o diretor do INPP.

No Brasil, há 27 Sítios Ramsar, sendo que cinco estão localizados no bioma Pantanal.

De acordo com a convenção, zonas úmidas são definidas como áreas de pântanos, charcos, turfeiras ou corpos d’água, naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com águas estagnadas ou correntes, doces, salobras ou salgadas. Isso inclui lagos, rios, aquíferos subterrâneos, pântanos, pastagens úmidas, turfeiras, manguezais, áreas costeiras, estuários, deltas, arrozais, reservatórios e outros ecossistemas.

INPP

Criado em 2014 e estruturado em 2022, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a missão de integrar, articular e apoiar a produção e difusão do conhecimento científico para a conservação do Pantanal.

O INPP faz parte da estratégia do Governo Federal para expandir o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Há dois anos, o instituto coordena e incentiva estudos voltados ao mapeamento, caracterização e proteção do bioma pantaneiro, por meio de bolsas de pesquisa do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MCTI e de atividades acadêmico-científicas em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Serviço

Dia Mundial das Zonas Úmidas

Data: 02/02

Horário: 8h às 16h (horário de Cuiabá)

Local: Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT)

A entrada é gratuita. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

INPP promove evento em comemoração ao Dia Mundial das Zonas Úmidas

Limpurb retira 60 toneladas de lixo em