• 15 de abril de 2025
#Saúde

Ação do Governo Federal busca ampliar força de trabalho necessária para atender populações indígenas

Foto:

Reunião híbrida realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deu início a mais uma etapa do Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho na Saúde Indígena (PDFTSI). 

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), busca desenvolver uma metodologia inédita de dimensionamento da força de trabalho para fortalecer o sistema de saúde indígena no Brasil, por meio de um planejamento participativo, que considera as particularidades culturais, sociais e geográficas das populações indígenas.  

“Além de identificar a força de trabalho necessária, o objetivo é também promover o diálogo entre gestores, trabalhadores e comunidades indígenas, garantindo a construção coletiva das soluções e a valorização dos profissionais da saúde. Com isso, será possível avaliarmos o quadro atual de profissionais, identificar lacunas, dimensionar a força de trabalho adequada e propor ajustes para atender às demandas de cada região”, pontuou Carol Diogo, técnica da Sesai. 

Sobre o PDFTSI

O Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho na Saúde Indígena (PDFTSI) começou a ser desenvolvido em maio de 2024, quando foi criado um grupo de trabalho para elaborar a metodologia. Desde então, o projeto que debruçou esforços iniciais sobre o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Ye’Kwana (Dsei – YY), avançou por etapas importantes, com a realização de oficinas, visitas de diagnóstico e a coleta de dados para criar um método capaz de se adequar às realidades e necessidades de cada território. 

Em janeiro de 2025, o projeto entra em sua fase de validação. Com a aprovação, a proposta metodológica deverá ser ajustada conforme as diferentes realidades. O Dsei Alagoas e Sergipe será o primeiro a receber visitas técnicas, previstas para ocorrer entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Posteriormente, as etapas de validação acontecerão também nos Dsei Minas Gerais e Espírito Santo, Araguaia e Parintins.   

Carol Diogo explica ainda que o PDFTSI foi criado para responder à uma questão central: como dimensionar a força de trabalho necessária para atender às populações indígenas de maneira eficiente e culturalmente adequada. 

“Mais do que um planejamento técnico, o PDFTSI reflete o compromisso de adequar os serviços de saúde às especificidades das populações indígenas, promovendo equidade, eficiência e integração”, concluiu. 

Ainda este ano, a expectativa é que um evento seja realizado para apresentação dos resultados consolidados. E para 2026, a previsão é de início da formação e implantação da metodologia para todos os 34 Dsei. 

Leidiane Souza
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Ação do Governo Federal busca ampliar força de trabalho necessária para atender populações indígenas

Rondonópolis sob Silva Sá

Ação do Governo Federal busca ampliar força de trabalho necessária para atender populações indígenas

Dengue: além da febre, confira outros impactos