De olho em 2026
Após dez mandatos eletivos, três deles como prefeito de Rondonópolis, e não ter conseguido eleger seu sucessor, que ficou em terceiro lugar nas últimas eleições municipais, o ex-prefeito José Carlos do Pátio parece determinado a disputar o governo do estado.
Apesar do desgaste político após oito anos à frente da administração do município, ele busca liderar uma frente de oposição e já iniciou diálogos com o ministro Carlos Fávaro, presidente estadual do PSD, com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que foi derrotado por Abílio Brunini em Cuiabá na disputa pelo Palácio Alencastro, e com o veterano político, marqueteiro e homem da comunicação, Antero Paes de Barros.
Considerado um político de esquerda, Pátio se declara lulista e busca espaço político após décadas de atuação como vereador, deputado estadual e prefeito. Sem mandato atualmente, ele mira 2026 e pretende enfrentar gestores bolsonaristas que assumiram cidades-chave em Mato Grosso, como Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e também o governo estadual.