Acervo do Instituto Memória recebe primeiro carimbo usado na Corregedoria-Geral do TCE-MT
Crédito: Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
O Instituto Memória (IME) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) acaba de receber mais uma peça que ajuda a contar a história da instituição. Trata-se do primeiro carimbo utilizado pela Corregedoria-Geral do TCE-MT, que desde 2010 vem garantindo o controle e aprimoramento das atividades de controle externo.
O carimbo, que marcou os processos com a inscrição “VISTO. EM CORREIÇÃO.” foi usado nas primeiras correições realizadas pela unidade e simboliza o fim de uma era na qual a análise dos processos ainda era feita de forma manual, sem o suporte de sistemas digitais, o que exigia ainda mais dedicação e rigor da equipe.
Sendo assim, a peça ajuda a compreender um período de transição do analógico para o virtual já que, quase em paralelo à criação da Corregedoria-Geral, também foi publicada a primeira norma que regulamentou o procedimento de digitalização de processos, por meio do provimento n° 01/2010.
A incorporação do carimbo ao acervo reforça o compromisso do Tribunal com a preservação de sua história. Foi pensando nisso que, em 2024, o conselheiro-presidente Sérgio Ricardo, criou o IME, que tem a missão de localizar, restaurar e catalogar documentos e objetos que retratam a trajetória do TCE-MT desde sua criação, em 1953.
“Esta é mais uma peça que simboliza o reconhecimento do passado como ferramenta essencial para aprimorar o futuro. Este é o intuito do Instituto Memória, que permitirá que futuras gerações compreendam o papel do Tribunal na consolidação da governança pública e no desenvolvimento de Mato Grosso”, destacou Sérgio Ricardo.
A fala foi reforçada pela secretária Esther de Mello Menezes, que coordena o IME. “O carimbo, que testemunha os primeiros passos da Corregedoria-Geral, agora integra a narrativa histórica de uma instituição que segue inovando para aprimorar a fiscalização e o controle externo no estado.”
Entre os itens já abrigados pelo Instituto estão a ata da sessão de instalação do Tribunal, um vasto acervo fotográfico e diversas peças que ajudam a contar a história do órgão de controle. Vale destacar que o IME também é responsável pelo Memorial Rosário Congro, que reúne obras de arte, documentos e outros objetos históricos.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Fonte: TCE MT – MT