Home Editorias Mato Grosso Estudantes da Escola Tiradentes visitam TRE-MT e acompanham sessão plenária


Estudantes da Escola Tiradentes visitam TRE-MT e acompanham sessão plenária

| Por

Dezenove estudantes do 3º ano do ensino médio, pertencentes à Escola Estadual Militar Tiradentes, de Cuiabá, participaram de uma visita guiada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na última sexta-feira (26.04). Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), o percurso incluiu participação na sessão plenária, passagem pelo Memorial da Justiça Eleitoral, e pelo Depósito de Urnas. Mesmo sem a obrigatoriedade do voto, já que possuem 17 anos, alguns já fizeram o título de eleitor e pretendem votar nas eleições deste ano. 

A visita guiada contou com palestra ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido. Ele explicou e mostrou de quais formas o voto eleitoral era realizado antes da existência das urnas eletrônicas, além de abordar a relação entre os processos democráticos e política partidária. Os estudantes também conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral, espaço em que estão  documentos e artefatos históricos, como alguns modelos antigos de urnas. Já no Depósito de Urnas, onde ficam os modelos usados atualmente, eles viram de perto as urnas que serão usadas nas próximas eleições municipais deste ano.

Um ponto diferencial da visita foi o acompanhamento da sessão plenária, em que estavam presentes os juízes-membros. A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecido Ribeiro, aproveitou a oportunidade para convidar a turma a se alistar. Ela ainda lembrou que dá tempo de fazer o título antes do fechamento de cadastro, programado para o dia 8 de maio e salientou a importância da participação jovem nas eleições deste ano, que estão cada vez mais próximas, com 1º turno marcado para o dia 6 de outubro.  

As estudantes do 3º ano do ensino médio, Lanna Cristina e Myrella Fortunato, ambas com 17 anos, já têm os títulos em mãos mesmo sem a obrigatoriedade do voto. Myrella contou que a iniciativa foi sua, mas também de seus pais, que a motivaram a fazer o título quando já tinha 16 anos. Lanna fez o título esse ano, influenciada pela mãe, mas também pela vontade própria de votar. 

Com a proximidade das eleições municipais deste ano, as duas estudantes poderão, pela primeira vez, escolher seus representantes nos cargos para câmaras e prefeituras. Myrella confidenciou a ansiedade para este momento. “Estou muito ansiosa, porém, bem pensativa já que é a minha primeira vez tomando uma decisão que envolva tanta responsabilidade quanto essa”. 

Essa é mais uma parceria que o TRE-MT, juntamente com a EJE-MT, firma para continuar na missão de ampliar a consciência política e democrática dos futuros eleitores do estado. A ação educativa é mais uma dentre a série que o tribunal vem realizando para estimular a participação política e cidadã de jovens e adolescentes.

   

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis) 

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra os 19 estudantes de pé no plenário do TRE-MT. À frente estão os advogados de terno, os juízes e a presidente Maria Aparecida Ribeiro de toga.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here