Home Destaque Conselheiros da região sul de MT recebem capacitação do Sipia em Rondonópolis
fullinterna_3


Conselheiros da região sul de MT recebem capacitação do Sipia em Rondonópolis

| Por
Wheverton Vicente

Conselheiros tutelares de 17 municípios estão passando por capacitação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) durante esta semana em Rondonópolis.

A capacitação acontece nos dias 25 a 28 de março na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) juntamente com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNCA) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) migrando o atual sistema para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) gerido pelo Gov.BR.

“Os conselhos tutelares trabalham com um sistema nacional de tratamento de informação, tendo por obrigação do ofício diário lançar as informações de atendimento de criança adolescente nesse sistema, onde fica aberta toda rede de proteção nacional”, explicou o membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondonópolis (CMDCA), Juvenildo de Souza.

O sistema pode ser nutrido com informações e acessado de qualquer local do país, possibilitando verificar se houve atendimento anterior e obter todos os dados dessa assistência prestada pelo Conselho Tutelar a criança ou adolescente registrado.

“É um processo de informação valioso por que essa ferramenta é o aprimoramento constante dos trabalhos, ações e lançamentos de informações dos casos atendidos pelos conselheiros tutelares”, ressaltou a secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, Fabiana Rizati.

A facilitadora do treinamento é a Coordenadora Estadual do Sipia, Rebecca Alves ministrando para média 80 conselheiros estão participando, vindos de Alto Araguaia, Alto Taquari, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, São Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro, e também de Rondonópolis.

Rondonópolis é o quarto município de Mato Grosso no ranking de inserção de dados no Sipia contribuindo para que o estado se mantenha como o número um a nível nacional.

O conselheiro Marcos Willian Lopes Sebastião está em seu primeiro mandato e avalia como importante a qualificação para usar o sistema. “A gente precisa dessa capacitação para continuar colocando os dados devidos para que essa rede de proteção possa de fato cuidar e zelar de todas as crianças e todos os adolescentes”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here