Home Destaque Campanha de vacinação começa na quarta-feira (27)
fullinterna_3


Campanha de vacinação começa na quarta-feira (27)

| Por
Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe será iniciada na quarta-feira (27). A cidade recebeu 16.700 doses para imunizar os grupos prioritários, crianças, idosos e de profissionais que atuam em áreas de maior vulnerabilidade em relação ao vírus. As doses englobam imunizantes de influenza tipo A das variantes H1N1, H3N2 e também de influenza B. Importante lembrar que a vacina leva 15 dias para começar a ter efeito.

As doses estarão disponíveis em todas unidades de saúde do município nos horários das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Ainda serão feitas vacinas das escolas de ensino infantil para as crianças com mais de seis meses e menores de seis anos de idade. Nessas ações nas escolas, os pais precisarão autorizar os filhos a tomarem o imunizante.

Além das crianças, também fazem parte do grupo prioritário, os idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades e com pessoas com deficiência permanente, gestantes e mulheres no pós-parto, trabalhadores que atuam na saúde, no transporte coletivo, nas forças de segurança e salvamento, professores, indígenas, população de rua, trabalhadores portuários, reeducandos e adolescentes do sistema socioeducativo.

A meta para este ano é imunizar 90% dos grupos de crianças, dos idosos, das mulheres grávidas e que tiveram bebês recentemente.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica/Imunização do município, Cibelly Carvalho, lembra que a vacina não pode ser feita em crianças com menos de seis meses, nem em pessoas que têm alergia a ovo. Outra recomendação é em relação a febre, quem estiver febril deve adiar a imunização. Não há contraindicação em relação a tomar a vacina contra os vírus influenza juntamente com outras, incluindo a de covid-19.

“As pessoas que estão nos grupos prioritários já podem, a partir de quarta-feira, procurar os postos para tomarem a vacina contra influenza. As demais precisam esperar o final da campanha para receberem as suas doses”, explicou a Cibelly. O encerramento da campanha acontece em 31 de maio.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here