Home Editorias Mato Grosso Há 5 anos, Tribunal aposta em gestão de felicidade para cuidar de...
fullinterna_3


Há 5 anos, Tribunal aposta em gestão de felicidade para cuidar de servidores e magistrados

| Por

Quando trabalhava na 1ª Vara de Lucas do Rio Verde, a servidora Elisângela Oliveira participou pela primeira vez de um curso sobre construção de times, que a ajudou a conhecer melhor os colegas e aprender sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. A atividade que tanto lhe fez bem é parte do Programa Florescer, que completa cinco anos nesta quarta (20), com ações focadas em promover felicidade, bem-estar e qualidade de vida para todos que atuam no Tribunal.

Segundo Elisângela, que fez o curso pela segunda vez no ano passado quando já estava na Vara de Peixoto de Azevedo, as atividades do Florescer a fizeram entender a importância de administrar bem o tempo, com equilíbrio entre as atividades no TRT e a vida que acontece fora dele. “Procuro manter uma alimentação saudável com atividades físicas e também priorizar momentos de lazer, estar com a família, amigos e fazer viagens que me trazem paz e renovam as energias. Parabenizo o Programa Florescer, que sempre disponibiliza mensagens sobre diversos temas que nos motiva a melhorar como seres humanos e profissionalmente”.

Como único programa de felicidade em tribunais trabalhistas do país, o Florescer é um ponto estratégico da gestão do TRT/MT. Para alcançar os objetivos, o programa desenvolve uma série de ações como transmissões ao vivo de ginástica laboral, envio de e-mail com dicas de ergonomia, clube de leitura, canto coral, programas de rádio, Dia dos Filhos, Semana da Servidora e do Servidor, entre outros.

O gerente do programa e coordenador de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida (CSFQV), André Aragão, explica que, por meio de pesquisas, o Florescer é capaz de implementar ações que visam a promoção da saúde, valorização das pessoas, sustentabilidade, segurança psicológica, entre outras. “Desta maneira, o programa tem fundamental importância para a obtenção de resultados cada vez mais satisfatórios em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores e magistrados”.

Daqui pra frente, a meta do programa é dar “continuidade das ações voltadas à promoção, prevenção e manutenção do bem-estar físico e psicológico, com foco especial na saúde mental”, explica o coordenador.

Florescendo

 Quando foi fazer os exames médicos para tomar posse, em novembro de 2021, a servidora Maria Arlinda se deparou com um mural florido, cheio de mensagens de felicidade e carinho. Esse foi o primeiro contato dela com o Florescer, em meio a pandemia da Covid-19. “O Florescer pra mim significa acolhimento à primeira vista. Quando fui tomar posse logo percebi que aquelas mensagens retratadas naquelas flores representavam o cuidado de toda uma equipe. E, de fato, o Florescer é pra mim olhar cuidadoso do Tribunal para com os servidores”, afirmou.

Para a servidora, o Florescer é a certeza de que tem com quem contar. “É um e-mail da Rosiane querendo saber se você achou um lugar para morar e se sua mãe está satisfeita, é o abraço acolhedor da Letícia e a sua imensurável disponibilidade em ajudar! O Florescer são pequenos gestos de carinho dispensados nas nossas caixinhas de e-mail”.

Ações

As ações desenvolvidas pelo Florescer estão firmadas no conceito de Felicidade Interna Bruta, criado pelo quarto Rei do Butão, Jigme Singue Wangchuck, na década de 1970, que observou que o produto interno bruto das nações não incorpora a felicidade e o bem-estar. Em 2012 a felicidade foi reconhecida pela ONU como um objetivo humano fundamental e foi colocada na agenda global das nações.

Também em 2012 a ONU proclamou o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. E foi no dia 20 de março de 2019 que o Tribunal lançou o Florescer como programa de felicidade.  As ações do programa são regulamentadas pela Resolução Administrativa 133/2021

Hoje, o Florescer conta com as seguintes ações: Conexão saúde, Ergonomia em Foco, Blitz Postural, Oficinas de Equipes, Semana da Servidora e do Servidor, Semana da Saúde, Oficinas para Gestores, Positivamente, Saúde e Prosa, Falando de Saúde, Workshop Cultivando o, Equilíbrio Emocional, campanhas de vacinação contra a gripe, campanhas doação de Sangue e o Coral do TRT.

(Sinara Alvares)

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here