Home Editorias Agricultura EM REUNIÃO; Júnior Mendonça reforça a importância da Agricultura Familiar e da...
fullinterna_3

SÃO JOSÉ DO POVO


EM REUNIÃO; Júnior Mendonça reforça a importância da Agricultura Familiar e da Regularização Fundiária

| Por Assessoria

O vereador Junior Mendonça (PT), presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, participou na tarde deste sábado (20), de uma reunião com as famílias de assentados e parceleiros do município vizinho de São José do Povo, para tratar da regularização fundiária das cerca de 400 famílias que vivem naquela região.

Além dos representantes de cada família assentada, participaram da reunião, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, o presidente do Diretório Municipal do PT em Rondonópolis, Wendell Girotto e o vice-prefeito de São José do Povo, Valter Corrêa Cadidé, o Racum do União Brasil, entre outras autoridades e profissionais técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ( Incra – unidade avançada de Rondonópolis), que teve suas atividades retomadas no final do ano passado diante de um termo de cooperação entre a prefeitura de Rondonópolis e o Incra, com participação da Câmara de vereadores.

Segundo Girotto, a proposta da unidade do Incra em Rondonópolis é atender toda a Região Sudeste do Estado de Mato Grosso, também no formato de parcerias com as prefeituras. Em São José do Povo, por exemplo, o Executivo local vai ceder um profissional para acompanhar os trabalhos de vistoria junto às quase 400 propriedades rurais, para dar início à regularização fundiária.

Dona Carmozina Magalhães Medeiros (56), é uma das assentadas, a propriedade dela fica no Assentamento Marcio Pereira, onde mora com pai idoso, Waldemar Medeiros, de 85 anos.

“Receber o título de propriedade é um sonho antigo que queremos realizar em breve. Estamos confiantes no governo Lula e nas forças políticas de Rondonópolis nesse trabalho conjunto feito pela prefeitura, Câmara de Vereadores através do presidente Júnior do PT e o Incra”, disse Carmozina, que pretende investir em sua propriedade tão logo obtenha o título.

“O título da terra é uma carta de alforria ao produtor e leva dignidade a quem produz. Além disso, é também um avanço para garantir a produção de alimentos saudáveis. Outro ponto importante é que a partir do recebimento do título, as famílias já podem acessar o crédito rural e fazer novos investimentos em sua propriedade”, destaca Júnior Mendonça, que disse ainda: “passamos por sete anos de atraso e abandono governamental (federal) em relação aos assentados, parceleiros e a agricultura familiar. Nossa meta junto ao governo Lula é fortalecer essa categoria que é a grande responsável por colocar o alimento na mesa do brasileiro e da brasileira – e ainda garantir geração de emprego e renda para o nosso povo”, finalizou Júnior Mendonça.

São José do Povo conta atualmente com quatro assentamentos:

Marcio Pereira com 90 famílias, João Passo, 112 famílias, outras 72 famílias compõem o assentamento Sandrine e o assentamento Padre Josino com 120 famílias.

De acordo com o que ficou definido na reunião deste sábado, o primeiro passo agora é constituir uma associação que represente todas essas famílias – e a partir daí- dar início ao processo da regularização fundiária, que será feita através do Incra de Rondonópolis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here