Home Cuiabá Governador sanciona lei de Cláudio Ferreira que garante prioridade da matrícula de...
fullinterna_3


Governador sanciona lei de Cláudio Ferreira que garante prioridade da matrícula de irmãos na mesma escola em MT

Proposta pretende busca diminuir a evasão escolar e facilitar acesso à educação

| Por Assessoria

O governador Mauro Mendes (União) sancionou nesta quarta-feira (10) a lei 12.390/2024, de autoria do deputado estadual Cláudio Ferreira (PL), o paisagista, que garante o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma escola no estado de Mato Grosso.

Segundo o deputado, a lei tem como objetivo gerar resultados positivos para a educação do estado. “A nossa proposta pretende facilitar o acesso ao sistema de ensino dessas crianças e adolescentes, apoiando as famílias que muitas vezes têm dificuldades de levarem os filhos à escola devido à distância, gerando impasses como atrasos, faltas e até abandono dos estudos. Queremos com essa lei buscar a diminuição da evasão escolar, fortalecer a convivência familiar e facilitar o transporte de alunos, de modo a garantir também o direito fundamental à educação e a proteção aos interesses das crianças e dos adolescentes”.

A proposta prevê a garantia do direito de irmãos frequentarem a mesma unidade escolar mais próxima de sua residência, desde que a escola possua turmas correspondentes à demanda das matrículas e não tenha como meio de admissão processo seletivo específico, por meio de sorteio público ou prova.

Nos casos em que a escola não possuir as turmas correspondentes para os irmãos, fica assegurada a preferência de matrícula em unidades escolares com a menor distância possível entre elas. Além disso, as crianças e adolescentes que tiverem os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento, também terão a prioridade garantida.

Cláudio Ferreira comemorou a sanção da lei e reafirmou seu compromisso de em 2024 continuar empenhado em desenvolver políticas públicas e buscar melhorias para a educação no estado, possibilitando o acesso à maior qualidade de ensino aos estudantes mato-grossenses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here