Home Cuiabá Nininho comemora promulgação de decreto que suspende traçado de ferrovia através da...

FERROVIA ESTADUAL


Nininho comemora promulgação de decreto que suspende traçado de ferrovia através da área urbana de Rondonópolis

| Por Sérgio Ober

De autoria dos deputados Ondanir Bortolini – Nininho(PSD), Thiago Silva |(MDB), Sebastião Rezende (União Brasil) e Cláudio Ferreira (PL), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende a licença de instalaçãoemitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para a alteração do traçado da Ferrovia Estadual Vicente Vuolo através do perímetro urbano de Rondonópolis foi aprovado nesta segunda-feira (8.01), em segunda votação, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Após a sessão ordinária, o Decreto Legislativo 74/2024 foi promulgado pelo presidente da Casa, Eduardo Botelho (União).

A lei legislativa impede a empresa Rumo Logística deconstruir os trilhos através da cidade. O novo traçado atingiria os bairros Maria Amélia, Vila Operária, Parque Universitário, Jardim Ana Carla, Vila Olinda, Pedra 90 e Rosa Bororo, além da região Salmen, prejudicando cerca de 40 mil moradores. “Essa mudança do traçado resultaria em prejuízos sociais e econômicos sérios em Rondonópolis. A cidade ficaria dividida em duas. Não poderíamos deixar isso acontecer”, pontua Nininho.

A Assembleia Legislativa notificará a Sema, a empresa Rumo Logística e a Prefeitura de Rondonópolis sobre os efeitos legais do Decreto Legislativo. “Desta forma, estamos fazendo justiça com a população da região do Jardim Amélia. É natural que uma cidade cresça em direção à ferrovia. Agora, é um absurdo o trilho nascer dentro da cidade”, avalia o deputado.

“O que eles querem fazer em Rondonópolis é construir aferrovia a quarenta metros das casas, prejudicando o cidadão e impedindo o desenvolvimento naquela microrregião. Inclusive, empresas desistiram de se instalar ali e projetos de loteamentos já foram cancelados por conta da alteração no traçado”, lamenta Nininho.

O deputado destaca que o cancelamento da licença pelaAssembleia Legislativa dá uma solução justa para a questão. “Ninguém quer impedir o andamento da ferrovia, mas tem que seguir o projeto original, que mantém o empreendimento passando longe da cidade. Mas é preciso corrigir esse absurdo, e nós, deputados, estamos fazendo justiça”, ressalta Nininho.

O traçado da ferrovia da Rumo terá 740 quilômetros de extensão e ligará os municípios de Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. Um ramal a partir de Juscimeira, ligaráCuiabá ao modal ferroviário. O investimento previsto é de R$ 11,2 bilhões.

A Assembleia Legislativa também instalou a Comissão Especial para acompanhamento das obras de extensão da Ferrovia Vicente Vuolo, no trecho que liga o município de Juscimeira a Cuiabá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here