O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) participou nesta segunda-feira (27.11)) na sede da Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso, em Rondonópolis, da assinatura das ordens para o início da oferta de cirurgias eletivas através do Programa MT Mais Cirurgias. Serão liberados pelo Estado mais de R$ 20 milhões para zerar as filas de cirurgias no município através dos hospitais Santa Casa e São João Batista, além do Cedir e da MasterClin.
O contrato prevê quase 30 mil cirurgias, um alívio para quem precisa e aguarda por esses atendimentos. Essa transferência de recursos faz parte do maior programa estadual de procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, que tem previsão de investimento de R$ 140 milhões nos municípios de Mato Grosso. Os recursos são repassados por meio de convênios com municípios e consórcios de saúde.
“Agradeço ao governador Mauro Mendes e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, por atender essa demanda tão importante para atender a demanda reprimida de toda a região Sul de Mato Grosso. Há anos que as pessoas estão na fila, sofrendo e precisando de apoio”, pontua Nininho.
Durante o evento, Nininho comentou que o Governo do Estado precisa definir e acelerar a construção do novo prédio do Hospital Regional de Rondonópolis. “Com certeza, será importante para aumentar a capacidade de atendimento de saúde em Rondonópolis. É uma obra que vai assegurar mais qualidade no atendimento e salvar muitas vidas”, avalia.
SANTA CASA
O deputado também destacou a estrutura da Santa Casa de Rondonópolis, que tem uma estrutura moderna, ampla e de qualidade para receber pacientes. “A Santa Casa tem condições para ser um dos principais polos de cirurgias eletivas do Estado. Possui uma estrutura que poucos hospitais do nosso Estado têm. No entanto, é um hospital que fica subutilizado porque não se chega num consenso. Tem nove salas cirúrgicas podendo ser utilizadas, e não se utiliza devido às diversas dificuldades que são impostas”, lamenta Nininho.
O parlamentar também enalteceu a atuação do presidente do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso. “Comprometo-me a continuar apoiando as ações do Gustavo Melo. A função nossa, minha e dos deputados Thiago Silva e Max Russi, é ajudar. Juntos, faremos com que essa fila, que há muitos anos permanece em Rondonópolis, seja eliminada”, afirma.