Home Editorias Agricultura Entidades buscam ampliar mercado internacional para madeira brasileira
fullinterna_3


Entidades buscam ampliar mercado internacional para madeira brasileira

| Por Assessoria

Uma delegação composta por empresários brasileiros, associados ao Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), participa do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF), em Macau, na China. O grupo pretende estreitar os laços com empresários e representantes de 37 países, que estão presentes no evento, realizado nesta terça e quarta-feira (21 e 22).

Além de demonstrar todo o potencial florestal brasileiro, a delegação tem trambalhado no sentido de buscar a unificação de procedimentos visando a sustentabilidade e a legalidade do setor, explica o presidente do FNBF, Frank Rogieri, que integra a delegação. “O evento conta com uma grande participação de países asiáticos e africanos, o que nos possibilitou a troca de experiências e essa busca pela padronização”.

Frank foi convidado para participar de um painel para apresentar o Sistema Brasileiro de Controle de Florestas, o manejo florestal sustentável e o número do setor em Mato Grosso. “Falando somente de Mato Grosso, temos potencial para ampliar nossa área de manejo dos atuais 4,7 milhões de hectares para 6 milhões. O Brasil tem o potencial de ser o maior fornecedor de madeira nativa sustentável do mundo, devido termos a maior floresta tropical do mundo, somando os manejos de áreas privadas e as concessões florestais federais e estaduais. E tudo isso sem que haja nenhuma perda do ponto de vista da responsabilidade ambiental, contribuindo para o sequestro de carbono, assegurando assim a conservação das florestas”.

Presidente do Cipem, Ednei Blasius ressalta que Mato Grosso tem hoje um modelo de produção sustentável que é referência para o mundo. “Quem adquire um produto florestal de Mato Grosso tem a garantia de estar contribuindo com as metas de sustentabilidade de seu país, com a regulação climática e a neutralização de carbono”.

Entre os países inscritos no fórum internacional estão Indonésia, Malásia, Congo, Suíça e França, todos da área de comércio internacional de madeira. O objetivo do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF) é aumentar o networking, a colaboração e o intercâmbio de negócios entre toda a cadeia de produção do setor madeireiro, incluindo produtores, compradores, processadores e demais agentes do mercado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here