Home Destaque População de Mimoso será capacitada para ajudar na gestão do turismo
fullinterna_3


População de Mimoso será capacitada para ajudar na gestão do turismo

| Por
Memorial Rondon que está sendo construído em Mimoso será um centro multiuso Crédito - GCom-MT

Para inserir a população local no processo de gestão do turismo e integrar a comunidade com o Memorial Rondon que está sendo construído no local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza no próximo dia 4, em Mimoso (120 km de Cuiabá), distrito de Santo Antônio de Leverger, o evento Turismo e Cidadania em Transformação na Terra de Rondon.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (30) com o governador Pedro Taques, o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, explicou que a intenção é realizar esse evento em todas as localidades onde estão sendo executadas obras de infraestrutura turística do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur).

O Prodestur é um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística desenvolvido pela Sedec. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Atualmente a secretaria tem 11 obras em andamento, incluindo a do Memorial Rondon.

“Nossa intenção é inserir a população nesse processo, porque muitas vezes o turista chega à uma localidade e os próprios moradores não sabem dar informações sobre seus atrativos”, destaca.

O governador parabenizou o projeto e disse que integrar a população com os equipamentos turísticos e culturais do Estado demonstra o diferencial da atual gestão. “Eventos como esse vêm reafirmar nossa política de governo, de transformar o turismo em uma mola propulsora de desenvolvimento e para isso a inserção da população local no processo é fundamental”, disse Taques.

O Turismo e Cidadania em Transformação busca por meio da mobilização, sensibilização e motivação inserir a comunidade para que ela contribua com o processo de desenvolvimento do turismo estadual.

No evento, além da questão turística de Mimoso, que está localizado no Pantanal Mato-grossense, serão abordados fatores culturais, educacionais, patrimoniais (tangíveis e imateriais), econômicos, sociais, ambientais e de agricultura familiar.

A secretaria prestará informações e orientações sobre linhas de financiamento disponíveis na MT Fomento, Programa de Artesanato do Brasil, confecção de carteiras de artesãos e realizará uma feira local de produção associada ao turismo, agroindústria e artesanato.

Ainda serão prestadas informações sobre empreendedorismo em turismo, oportunidades de negócios em turismo e também ao microempreendedor individual.

Os participantes também terão palestras sobre piscicultura, oficina de boas práticas na manipulação de alimentos e de aproveitamento de alimentos, além de um concurso de fotografia com a temática do evento que premiará com uma diária em um hotel no Pantanal para o vencedor e um acompanhante.

Outra importante iniciativa do encontro são as ações de cidadania como corte de cabelo, penteado, designer de sobrancelhas, documentações básicas como segunda via de Registro Geral (RG) e de certidões de nascimento, casamento e óbito, plastificação de documentos e fotos 3×4, orientações jurídica e sobre regularização fundiária e emissão de hipossuficiência.

Serão parceiros do evento as secretarias de Trabalho e Assistência Social (Setas), Cultura (Sec), Educação (Seduc), MT Fomento, Senac, Sesc, Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, Lions Clube Cuiabá Amigos da Lama e Instituto Lions da Visão e Galvan Cabeleireiros.

Memorial

Está sendo edificado em Mimoso o Memorial Rondon, um espaço multiuso em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que nasceu na localidade. O espaço abrigará um museu, uma biblioteca e um espaço onde serão ministrados cursos e oficinas para a população local.

Fonte: Governo MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here