Home Destaque Saúde faz campanha de doação de sangue e promove atendimentos em ação...
fullinterna_3


Saúde faz campanha de doação de sangue e promove atendimentos em ação com o Governo do Estado

| Por
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, realiza nos próximos dias 3, 4 e 5 de outubro, uma grande campanha de doação de sangue, bem como atendimentos especializados para alguns grupos específicos. A ação faz parte do projeto “Ir para incluir”, que é desenvolvido pelo governo estadual com a adesão do Município.

Nos três dias a população poderá fazer doação de sangue, que será coletado em uma carreta que ficará estacionada na rua São Salvador, entre as ruas Rio Branco e Dom Pedro II, exatamente entre o Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz e o prédio das secretarias de Saúde e Educação, no bairro Jardim Santa Marta. Os atendimentos ao público serão feitos das 7 às 11h e das 13 às 17h.

A Secretaria de Saúde destaca que é fundamental que a população participe com a doação de sangue, tendo em vista que os estoques precisam ser mantidos e renovados constantemente e o sangue doado dura em média até 41 dias.

Os doadores devem ter entre 16 e 60 anos e portar documento de identificação com foto, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelo responsável legal.

Podem doar aqueles que se sentem bem de saúde; têm peso igual ou superior a 51 kg; e, não tenham sido expostos a situação de risco para infecção sexualmente transmissível.

É importante ainda estar bem alimentado evitando apenas alimentos gordurosos 3 horas antes da doação de sangue; ter dormido 4 horas ininterruptas na noite anterior a doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes; e, não ter sintomas gripais.

A Saúde orienta que caso o doador tenha tomado alguma vacina nos últimos 30 dias apresente o cartão de vacina e caso faça uso de alguma medicação contínua apresente no ato da entrevista nome e MG da medicação.

Não podem doar as pessoas que apresentem tosse, gripe, febre, dor de garganta e outras infecções; reação ou crise alérgica; estiverem com lesões na pele, ferimentos infectados ou herpes (a pele deve estar integra); que realizaram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses; que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing até 12 meses antes da doação; realizado tratamento de Hepatites virais após os 11 anos de idade; estiverem gestante ou amamentando bebê menor de 12 meses; e, tiveram alguma manifestação de doença sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

A Secretaria de Saúde reforça que existem leis criadas para incentivar a doação de sangue. Assim, os doadores, além de poderem ajudar a salvar vidas, contam com benefícios como meias-entradas em eventos culturais, cinemas e teatros, um dia de folga do trabalho e a realização de exames gratuitos como o teste de detecção de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.

Outros atendimentos

Durante os dias da ação, na carreta também serão atendidos pacientes que necessitam de órteses e próteses. A Secretaria de Saúde destaca que os atendimentos serão feitos aos pacientes que aguardam na lista do Centro de Reabilitação Nilmo Júnior e para pacientes que precisem de avaliação para a utilização de órteses e próteses. Os que aguardam na lista serão convocados para o atendimento pelas equipes da saúde, já os que desejam avaliação, podem se dirigir diretamente até o local.

O projeto vai ainda garantir atendimento de saúde bucal para pacientes especiais, previamente convocados pelas equipes da saúde, bem como capacitação em hanseníase para profissionais da rede.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here