Home Cidades Projeto Redes coloca 50 jovens e pessoas com deficiência no mercado de...
fullinterna_3


Projeto Redes coloca 50 jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Rondonópolis

Iniciativa da Fundação Bunge, entidades do terceiro setor, poder público e empresas visa promover a inclusão

| Por Assessoria

O projeto Redes, criado pela Fundação Bunge para promover a inclusão de pessoas com deficiência e jovens no mercado de trabalho, chegou à marca de 50 contratações na região de Rondonópolis, no Mato Grosso, só neste ano. Ao todo, 29 jovens e 21 pessoas com deficiência foram contratados por 23 empresas a partir do projeto. Criado em 2018, o Redes desenvolve atividades de formação, sensibilização, monitoramento e conexão entre jovens e pessoas com deficiência e empresas da região.

O Redes é voltado para pessoas com deficiência e jovens de 14 a 23 anos que podem se cadastrar no projeto pelo site https://soupartedoredes.org/. Se necessário, o candidato passa por processo de mentoria feita por um profissional da área que avalia as informações do currículo, formata, edita e preenche as informações para tornar o documento mais completo e atrativo para os empregadores.

As empresas interessadas em contratar pessoas nesse perfil disponibilizam suas vagas em aberto. A partir disso, o Redes faz o processo de triagem e pré-seleção de candidatos e indica para as empresas interessadas na contratação.

De acordo com pesquisa da Subsecretaria de Estatística e Estudo do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), a taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho era de 28,3% em 2019, o que corresponde a menos da metade do percentual de pessoas sem deficiência (66,3%). Levantamento do Instituto também mostra que apenas 34,3% dos trabalhadores com deficiência no Brasil ocupavam em 2019 postos formais de trabalho, enquanto entre pessoas sem deficiência a taxa era de 50,9%.

“O projeto Redes reúne o Poder Público Municipal, a iniciativa privada, as organizações do terceiro setor e as entidades de formação de Rondonópolis para promover a inclusão e a formação de pessoas com deficiência e jovens aprendizes no mercado de trabalho local, públicos que ainda não estão totalmente inseridos no mercado formal e que precisam de apoio e oportunidade para conquistarem um emprego para se desenvolverem profissionalmente. Chegar à marca de 50 contratações só neste ano é muito gratificante para nós. Em 2022, foram 152 contratações, sendo 89 pessoas com deficiência e 43 jovens aprendizes. Temos certeza de que o projeto está no caminho certo para promover cada vez mais a inclusão”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora executiva da Fundação Bunge.

Sobre o Redes
O projeto surgiu da necessidade de fazer cumprir duas leis importantes para o desenvolvimento econômico e a inclusão social na cidade: a Lei da Aprendizagem, que determina que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de jovens entre 14 e 24 anos; e a Lei para pessoas com deficiência, que garante a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com algum tipo de deficiência. Desde as primeiras ações, em 2018, cerca de 4 mil pessoas já foram envolvidas em ações que vão de rodas de conversa e visitas técnicas para sensibilização da população, palestras e seminários, feira de empregabilidade e serviço de mentoria.

A Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em prática por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge). A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.
Assessoria de Imprensa – Fundação Bunge
GBR Comunicação
Fernanda Domiciano
(19) 9 9269-9138
fernanda.domiciano@gbr.com.br

Hélio Filho
(11) 9 8554-7484
helio.filho@gbr.com.br

Vagner Magalhães
(11) 9 9196-1716
vagner.magalhaes@gbr.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here