Home Destaque Ações têm como objetivo fortalecimento do controle social
fullinterna_3


Ações têm como objetivo fortalecimento do controle social

| Por
por CLÊNIA

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso tem apostado no fortalecimento do controle social para estimular a valorização e a preservação do patrimônio público. Além de orientar os promotores de Justiça a promoverem diálogos com gestores públicos a respeito da temática, a Procuradoria de Justiça Especializada do Patrimônio Público e da Probidade divulgará material audiovisual para diálogo com a sociedade.

De acordo com o Departamento de Comunicação, foram produzidos quatro vídeos com animações 2D, com estilo flat design, que consiste na utilização de personagens com formas abstratas para fácil assimilação e identificação com o público alvo. O que é patrimônio público? Quem cuida? Como podemos fiscalizar? O que acontece quando há danos? Estas são algumas das reflexões propostas nos episódios que integram a série. Assista aqui o primeiro episódio.

ENCONTRO – Nesta sexta-feira (26), promotores de Justiça de Mato Grosso participam do “Encontro do Patrimônio Público 2023”, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O evento é realizado pela Procuradoria de Justiça Especializada do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do MPMT.

De acordo com a programação, as atividades começarão às 9h. A primeira palestra, com o tema “Mediação/Conciliação e ANPC – Aspectos práticos e resolutivos”, será ministrada pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Paulo Valério Dal Pai Moraes. O promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz fará a condução dos debates.

No período da tarde, os trabalhos iniciam com debates sobre a Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e a atuação extrajudicial do Ministério Público – proatividade, conscientização e construção coletiva de caminhos para fortalecer o controle social nas aquisições e contratações públicas. O tema será abordado pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Guilherme Nunes Fernandes. O painel terá como debatedores a promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello e o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira.

Na sequência, serão promovidas discussões sobre inovações para fortalecer a priorização coletiva para preservação do patrimônio público. O trabalho será conduzido pelo procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

Fonte: Ministério Público MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here